Centro da Dor de Cabeça

No Centro da Dor de Cabeça do Hospital Mãe de Deus você encontra tratamentos adequados e uma equipe especializada que se dedica ao atendimento das pessoas com sintomas de dor de cabeça crônica, visando um diagnóstico preciso da causa da dor e soluções de tratamento com melhora da qualidade de vida. A dor de cabeça é uma das queixas mais frequentes em consultórios médicos e unidades de emergência. Algumas vezes ela pode ser um sinal de alerta para graves problemas clínicos ou neurológicos, daí a necessidade de uma avaliação pelo médico clínico ou pelo neurologista.

Para muitas pessoas, as dores são esporádicas e a causa é evidente. Entretanto, há quem tenha dores de cabeça intensas, frequentes e até contínuas, conhecidas como dores crônicas, geradoras de ansiedade, preocupação e incapacidade para realizar atividades normais. A dor de cabeça também pode fazer parte de quadros dolorosos generalizados, acompanhados de distúrbios do sono e estados depressivos.

Nos casos de dores crônicas, para que um tratamento seja adequado, o paciente precisa passar por uma avaliação dos aspectos físicos e do estado emocional, com a identificação de possíveis fatores precipitantes das crises.

O tratamento da dor de cabeça crônica é específico para cada pessoa e desenvolvido após uma avaliação completa do paciente.

  • Avaliação médica - verifica o estado clínico geral do paciente e identifica possíveis causas da dor de cabeça, tais como pressão alta, uso de certos medicamentos ou contraturas musculares e verifica a existência ou não de sinais de lesão neurológica que necessitem de uma investigação mais detalhada com o neurologista.
  • Avaliação psicológica (emocional) - identifica características de personalidade, fatores psicológicos ou do ambiente (familiar ou do trabalho) que possam estar contribuindo com o quadro ou precipitando crises de dor.
  • Solicitação de exames de laboratório e de imagem (raio X, tomografia e ressonância magnética), conforme indicação médica.
  • Reunião da Equipe Multiprofissional para discutir as avaliações e planejar o tratamento.

De acordo com o resultado dessas avaliações, poderá ser solicitada uma investigação com outros especialistas, como neurologista, oftalmologista, dentista, otorrinolaringologista ou fisioterapeuta.

O tratamento, após confirmação do diagnóstico, segue um protocolo individualizado.

A avaliação inicial é estritamente clínica e emocional. Os exames serão requeridos no momento em que forem identificados sinais de anormalidades em alguma das áreas estudadas.

Diretor Técnico

  • Dr. Newton Barros
    Especialista em Clínica Médica
    Área de atuação em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa

Equipe

  • Dra. Martha Zuardi

Psicólogas

  • Carolina Fernandes
  • Rosane Morais de Barros
  • Psicólogas Clínicas
    Especialistas em Tratamento da Dor e Cuidado Paliativo

Centro Clínico Mãe de Deus
Instituto de Medicina Preventiva

Rua Costa, 40, 8º andar - Menino Deus
Porto Alegre, RS
Telefone: (51) 3230.2504
E-mail: medicinapreventiva@maededeus.com.br