Instituto de Medicina do Esporte

O Instituto


“A Saúde pelo Esporte é nosso lema maior. É o nosso ponto de partida e também nosso norteador.” Dr. Felix Abuquerque Drummond

O Instituto de Medicina do Esporte - IME é um centro de avaliação para atletas de alto rendimento, esportistas amadores e pessoas em geral que desejem iniciar uma atividade física e melhorar seu quadro geral de saúde. Coordenado pelo médico Felix Albuquerque Drummond, com mais de 25 anos de experiência, é referência internacional na área.

Sua equipe técnica é composta por profissionais especializados em Medicina Esportiva, Nutrição, Biomecânica, Fisiologia, Fisioterapia e Educação Física. Dentre suas atividades, destacam-se a atuação para a avaliação pré-participação esportiva e de performance, a prevenção, o tratamento e a reabilitação de lesões esportivas.

Reconhecimento Internacional

Fundado em 2012, o IME é o primeiro serviço das Américas certificado como “Collaborating Center of Sports Medicine” pela Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS), o que o reconhece como instituição promotora do ensino e da pesquisa da Medicina Esportiva, bem como das melhores práticas para os cuidados com a saúde dos atletas.

A FIMS é um órgão internacional, com sede na Suíça, destinada ao desenvolvimento científico da Medicina do Esporte em nível mundial. Credencia instituições que apresentem, em seus países de origem, contribuições significativas em relação à promoção, pesquisa e atividades educativas na área.

Diferenciais da Medicina do Esporte

A Medicina do Esporte nasceu há cerca de um século, e tem como um de seus grandes diferenciais uma visão sistêmica da saúde. É a área que relaciona exercícios físicos e seus efeitos para a saúde, por meio de uma abordagem global e integradora. A Medicina do Esporte agrega valor à prática da atividade física e qualifica os esforços pela melhora da saúde e da sua performance. Por meio de um trabalho multidisciplinar, é possível conciliar atividade física correta e alimentação saudável, estimulando escolhas conscientes, logo, garantindo eficiência nos resultados.

Considerando esse caráter global, o Instituto de Medicina do Esporte concentra seus esforços para garantir o atendimento, a cada um de seus clientes, baseado na tríade: conhecimento científico X equipe altamente qualificada X tecnologia de ponta (Padrão Ouro).

A equipe técnica do Instituto tem como uns de seus diferencias a atualização permanente e a busca pelas melhores práticas dentro da especialidade Medicina do Esporte, sempre mantendo uma atitude de motivação e acolhimento, pois o estabelecimento do vínculo é fundamental para obter o resultado esperado. Suas especialidades são:

  • Medicina do Esporte
  • Fisiatria
  • Fisioterapia
  • Educação Física
  • Nutrição

Objetivos do Instituto de Medicina do Esporte


Nosso objetivo maior é melhorar a saúde de atletas, esportistas e pessoas em geral pelo esporte. E, a partir disso, temos objetivos específicos, considerando o perfil e as particularidades de cada indivíduo:

  • Avaliações: avaliamos as capacidades físicas e a performance do rendimento esportivo;
  • Treinamentos personalizados: prescrevemos treinamentos específicos para redução de peso, aumento da potência e massa muscular e melhora na biomecânica do movimento;
  • Prevenção/tratamento: diagnosticamos, tratamos e prevenimos lesões traumato-ortopédicas;
  • Otimização de resultados: trabalhamos de maneira a alavancar resultados, integrados à saúde, em competições profissionais e amadoras;
  • Capacitação: capacitamos profissionais da área da Medicina do Esporte para avaliar e monitorar o desempenho esportivo;
  • Detecção de talentos: por meio dos nossos testes e avaliações de performance, identificamos novos talentos esportivos.

Infraestrutura


  • Laboratório do Esporte: é um espaço destinado a avaliações e treinamentos de performance e reabilitação de lesões;
  • Laboratório de Biomecânica: aqui são avaliados o movimento, a força, a potência muscular, de forma dinâmica e estática. As técnicas utilizadas são dinamometria, baropodometria, Functional Movement Systems (FMS), Posturografia e Fitrodyne;
  • Laboratório de Fisiologia: local onde são avaliados os níveis de condicionamento físico, as zonas de treinamento e funções cardio-respiratórias. As técnicas utilizadas são ergospirometria, lactato e cunningham. Também são feitas avaliações de composição corporal, por meio de antropometria e bioimpedância;
  • Sala de Fisioterapia Convencional: nesse espaço são realizados os atendimentos fisioterapêuticos que utilizam as técnicas de terapia manual, ultrassom, laser, eletroanalgesia, correntes elétricas para estimulação muscular, terapia combinada (método holandês), termoterapia e crioterapia;
  • Sala de Exercícios: aqui são realizadas as aulas de ginástica francesa (isostretching), ginástica americana (estabilização de tronco), cinesioterapia, propriocepção e treinamentos funcionais;
  • Sala de Pilates: local que dispõe de uma série de aparelhos especiais para a atividade, como ReMat, Reformer, Cadilac, Wunda, Eletric Chair, Large Barrel, Magic Circle, Spine Corrector e Pilates Solo (Mat Pilates);
  • Box Individual: além dos espaços coletivos, o Instituto de Medicina do Esporte com um local destinado aos atendimentos de pacientes particulares, atendidos individualmente com técnicas fisioterapêuticas manuais, acupuntura, dry needling e auriculoterapia;
  • Consultório de Medicina do Esporte: nesses consultórios são realizadas as avaliações dos esportistas e atletas, pela equipe de médicos do esporte, e também as consultas com a nutricionista do esporte;
  • Consultórios Médicos: o Instituto de Medicina do Esporte também conta com consultórios específicos de Fisiatria e Fisioterapia, locais onde são realizadas as avaliações dos pacientes pelos médicos e profissionais dessas áreas.

Mais Pilates


A partir da filosofia trabalho do Instituto de Medicina do Esporte, e pensando no cuidado que temos com nossos alunos, agregamos nossos serviços, para otimizar a modalidade Pilates, e desenvolvemos o programa Mais Pilates. Um método de condicionamento físico e mental, o Pilates desenvolve capacidades corporais como a flexibilidade, força, resistência e consciência corporal.

O Mais Pilates é indicado para a prevenção de patologias músculo-esqueléticas, reabilitações, correção de encurtamentos, desvios posturais, desequilíbrios musculares, e também é utilizado para treinamentos de alto rendimento, por sua gama de aplicabilidade de exercícios diferenciados e variações de intensidade.

Para iniciar o programa será agendada uma avaliação postural e um teste de flexibilidade. Usando os resultados dos testes, a fisioterapeuta prescreverá os exercícios adequados para que você alcance seus objetivos. O programa inclui reavaliações sistêmicas, previamente agendadas pela fisioterapeuta, as quais são fundamentais para o acompanhamento preciso e detalhado da evolução do treinamento.

Agende sua aula experimental: (51) 3230.2610 / 3230-2628

Programa Start


O Programa Start foi desenvolvido pelo Instituto de Medicina do Esporte pensando nas duas principais dificuldades que as pessoas enfrentam ao iniciar a prática esportiva: seguir um plano de reeducação alimentar e a falta de indicadores objetivos que avaliem seu desempenho corporal, visualizando as perdas e ganhos proporcionados por atividade física regular e uma dieta equilibrada.

O programa inicia com uma consulta com o médico do esporte, que avaliará sua real condição de saúde e orientará a prática esportiva mais conveniente de acordo com o seu objetivo. Posteriormente, a nutricionista do esporte realizará consultas e avaliações antropométricas, que indicam o percentual de gordura, peso gordo, peso magro e peso total.

Ao longo de quatro encontros, sua composição corporal será avaliada e serão discutidas suas dificuldades no processo de reeducação alimentar: alimentos com os quais você não se adaptou, horários complicados de cumprir,”vícios alimentares” difíceis de abandonar, etc. Por meio de um mapa interativo, você poderá acompanhar seu desempenho, durante 12 semanas, a partir de metas pré-estipuladas. As datas das consultas de retorno serão definidas pela nutricionista do esporte.

Ensinar você a manter uma alimentação saudável é o principal objetivo do programa Start.

Comece agora! Agende sua consulta: (51) 3230.2610 / 3230-2628

Programa Trainer


É um programa inovador desenvolvido de acordo com o conceito de excelência e qualidade do Instituto de Medicina do Esporte. Sabemos que após uma consulta médica, uma avaliação ou a alta da fisioterapia, deve haver uma continuidade da prática de atividades, seja de reabilitação, treinamento ou de manutenção da qualidade de vida.

O programa Trainer conta com o suporte da equipe de médicos e educadores físicos e de avaliações avançadas do Instituto de Medicina do Esporte, fornecendo orientação precisa e eficiente para o melhor desempenho do seu treino. É direcionado tanto a iniciantes da atividade física quanto para praticantes que buscam o alto rendimento.

O Trainer inicia com uma consulta com o médico do esporte ou fisiatra, que indicará a atividade física mais adequada de acordo com seus objetivos e necessidades. Uma equipe de personal trainers altamente qualificados e preparados dará sequência aos resultados dos testes e avaliações realizados no Instituto. Seu treinamento com personal poderá ser realizado em diversos locais: academias, clubes, parques ou em domicílio.

Comece agora: (51) 3230.2610 / 3230-2628

Programa Check-up Performance


Este Programa é fundamental para atletas que buscam o alto rendimento das capacidades físicas, assim como para iniciantes da prática esportiva que se preocupam com a saúde.

O Programa Check-up Performance é composto por três etapas:

  • 1) Diagnóstico do condicionamento físico atual;
  • 2) Análises dos resultados e definição dos indicadores de performance;
  • 3) Definição das metas de resultados físicos.

O Programa Check-up foi desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Instituto de Medicina do Esporte com o intuito de garantir que o treinamento esportivo tenha o maior rendimento e a maior segurança possível. A prescrição e o monitoramento das atividades físicas terão suporte numérico preciso baseado nos resultados dos diversos testes e avaliações que serão realizados. Desta forma, o seu desempenho atlético será maximizado, evitando a possibilidade de futuras lesões ou danos a sua saúde.

Componentes das Avaliações

  • 1) Anamneses Clínica – Médico do Esporte e Nutricionista do Esporte
  • 2) Exames Laboratoriais
  • 3) Avaliações Cardiológicas
  • 4) Avaliações de Performance
  • 4.1 Avaliações da Composição Corporal
  • 4.2 Avaliações Fisiológicas
  • 4.3 Avaliações Biomecânicas

Análise de Resultados

  • Clínicos e cardiológicos
  • Composição corporal com percentual de gordura e massa muscular por membro
  • Níveis de hidratação, taxa de metabolismo basal
  • Potência aeróbica (VO2 máx.) e anaeróbica
  • Limiares anaeróbicos (ventilatório e metabólico)
  • Zonas de treinamento cardiorrespiratório
  • Avaliações biomecânicas medidas de potência e força muscular e postural
  • Potência muscular máxima, média, mínima e índice de fadiga

Avaliações


1. Avaliação Antropométrica

O que é: Avaliação antropométrica é a quantificação da composição corporal através de um método não invasivo e prático.

Quem pode fazer?Esta avaliação é indicada para iniciantes da atividade física e praticantes que buscam uma adequada saúde corporal.

Por que fazer? Para determinar os valores de massa muscular, percentual de gordura, medidas de circunferências, diâmetros e perímetros. Os dados obtidos são ótimos indicadores para a prescrição do treinamento e de uma alimentação equilibrada. É uma das avaliações mais utilizadas nos meios esportivos pela praticidade de monitorar o estado nutricional e físico do indivíduo.

Quais são os benefícios? Os valores numéricos são ótimas referências para a prescrição do treinamento, pois com base neles estipula-se metas para alcançar os objetivos definidos: emagrecimento, hipertrofia ou manutenção da composição corporal. A nutricionista do esporte utilizará os indicadores da composição corporal para elaborar o plano alimentar conforme as demandas diárias, especialmente alinhadas às necessidades de treinamento. Reavaliações periódicas são importantes para monitorar e acompanhar seu plano alimentar.

Preparo:
• Não realizar atividade física 24 horas antes da avaliação;
• Roupas leves, como bermudas, shorts, camisetas e tops.

2. Avaliação Postural

O que é: A avaliação postural é a análise da postura estática do indivíduo nos três planos posturais (frontal, sagital e horizontal).
A postura correta é definida como o alinhamento do corpo com eficiências fisiológicas e biomecânicas máximas, o que minimiza os estresses e as sobrecargas sofridas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade.
A análise da postura envolve a identificação e a localização dos segmentos corpóreos relativos à linha de gravidade e determina se um segmento corporal ou articulação desvia-se de um alinhamento postural ideal.

Quem pode fazer? A avaliação postural é indicada a todas as pessoas em qualquer fase da sua vida, que sentem alguma dor articular ou muscular em qualquer parte do seu corpo e suspeitam que a origem possa ser de uma desordem postural.

Por que fazer? O objetivo principal da avaliação postural é identificar os desequilíbrios posturais, tais como: escoliose, hipercifose, hiperlordose, ombros protusos, joelhos em valgo ou varo, entre outros. Isso possibilita direcionar o tratamento mais correto para cada desvio postural.

Quais são os benefícios? Com os achados da avaliação, o tratamento para as alterações posturais é feito por meio de reforço muscular e alongamentos, de atividades como Pilates, fisioterapia, reeducação postura, e até o uso de palmilhas.

Preparo: A avaliação postural não requer preparo, somente recomenda-se o mínimo de roupas, como shorts, bermudas, camisetas e tops. Durante o exame, não há esforço físico, o paciente deve ficar imóvel e se sentir à vontade, evitando rigidez e posições não naturais.

3. Baropodometria

O que é: Baropodometria é o estudo da pisada e, por consequência, da postura.
O baropodômetro estuda as pressões plantares estáticas e dinâmicas, com alta tecnologia. É uma plataforma com barosensores, conectada a um computador que recria imagens e dados estatísticos com valor diagnóstico.
A baropodometria é um método diagnóstico complementar das observações clínicas, que proporciona uma análise biomecânica e estrutural das possíveis anomalias da marcha e da postura.

Quem pode fazer? É indicado para qualquer idade em não atletas, esportistas amadores ou atletas, para prevenção de lesões ou nos casos de alterações posturais, pés cavos, pés planos, fasciite plantar, metatarsalgias, neuroma de Morton, hálux valgos (joanete), artroses, periostites (canelite), lombalgias, cervicalgias, diferenças de membros inferiores e dores osteomioarticulares regulares.

Por que fazer? A avaliação dos dados qualitativos e quantitativos pode esclarecer o diagnóstico e direcionar o tratamento para cada alteração ou tipo de pé e suas disfunções nas fases estática (em pé) e dinâmica (caminhando).

Quais são os benefícios? O relatório da baropodometria indicará a necessidade ou não do uso de palmilhas posturais, qual(is) o(s) calçado(s) adequado(s) e os exercícios físicos indicados para a correção das alterações, oferecendo alívio e conforto nas atividades diárias e na prática esportiva.

Preparo: A baropodometria é realizada com o paciente descalço, recomenda-se o mínimo de roupas. Sugere-se trajes leves como bermudas, shorts, camisetas e tops. Não se recomenda realizar atividade extenuante horas antes do exame.

4. Bioimpedância

O que é: A Bioimpedância é um método de análise da composição corporal preciso e não invasivo. Utiliza balança especializada e eletrodos conectados em pés e mãos, que através de correntes elétricas imperceptíveis captam as informações sobre os componentes constituintes da composição corporal.

Quem pode fazer? Esta avaliação é Indicada para ambos os sexos e todas as idades, exceto gestantes e portadores de marca-passo.

Por que fazer? Uma das formas mais fidedignas de avaliar e acompanhar a composição corporal é através da bioimpedância. Determina os percentuais de massa muscular, gordura corporal e líquidos corporais, podendo ser analisado por segmento ou na totalidade corporal.

Quais são os benefícios? Os resultados numéricos da massa muscular, percentual de gordura e líquidos corporais são ótimas referências para a prescrição do treinamento e para a nutricionista do esporte elaborar seu plano alimentar. Servem de parâmetro para definir as metas de perdas ou ganhos, seja para emagrecer, hipertrofiar ou até mesmo manter a sua composição corporal.

Preparo:
• Jejum de alimentos e líquidos (inclusive água), de no mínimo 4 horas;
• Evitar exercícios intensos 24h antes;
• Não ingerir cafeína (café, chocolate, chá preto, chá verde, erva mate, energéticos, guaraná, refrigerantes a base de cola, termogênicos) 24h antes;
• Se fizer uso de diuréticos, suspender 24 horas antes do exame;
• Não usar objetos metálicos, como anéis, brincos, cordão e relógio durante o exame;
• Usar roupas leves, como shorts, bermudas, camisetas e tops;
• Mulheres em período menstrual não podem realizar a avaliação.

5. Cunnigham

O que é: O Teste de Cunnigham é realizado em esteira rolante com inclinação e velocidades pré-determinadas, em que o atleta corre em velocidade máxima até a exaustão no maior tempo possível. A potência anaeróbica, medida neste teste, representa a maior intensidade de esforço realizada durante determinada ação pela menor unidade de tempo disponível.

Quem pode fazer? É indicada para atleta para quem a potência anaeróbica é um componente importante no estímulo gerado pelas demandas de modalidades, tais como: rugby, futebol, corridas curtas, entre outras. Pode ser realizado no início, meio ou final de temporada.

Por que fazer? O esporte moderno exige um atleta forte e rápido, capaz de vencer resistências e suportar cargas intensas, num menor tempo possível e manter elevado nível de rendimento na presença de fadiga. Os dados do teste servem para a prescrição e controle destes componentes do desempenho competitivo.

Quais são os benefícios? Determinar a potência anaeróbica, para controle de treinamento em modalidades esportivas de alta intensidade e curta duração. Auxilia o treinador no refinamento da prescrição do treinamento e pode ser realizado em todo o ciclo de treinamento.

Preparo:
• Não realizar exercício físico nas últimas 24h;
• É indicado o uso de tênis e roupas leves, próprias para a prática de atividade física, como bermudas, shorts, regatas e tops.

6. Curva de Lactato

O que é: É a análise da curva das concentrações de lactato por meio da coleta de sangue no lóbulo da orelha ou na polpa digital, durante protocolo progressivo de cargas em esteira rolante. Ocorre um aumento exponencial do lactato sanguíneo, quando é possível identificar uma ou duas zonas de transição metabólica, relacionadas com os limiares, que são importantes para a compreensão dos fenômenos relacionados ao rendimento esportivo. A curva de lactato é fundamental no diagnóstico da capacidade de endurance.

Quem pode fazer? Atletas de alto rendimento, esportistas amadores e população em geral que realizam exercícios físicos, para monitorar e melhorar o seu nível de condicionamento e performance no laboratório ou no ambiente específico da modalidade.

Por que fazer? Para determinar o nível de condicionamento físico, a identificação de uma ou duas zonas de transição fisiológicas, e a máxima fase estável de lactato, importantes para a prescrição e monitoramento do desempenho esportivo.

Quais são os benefícios?
• Determinação do atual nível de condicionamento físico - capacidade de endurance;
• Aprimoramento do treinamento e do rendimento esportivos e obtenção de melhores resultados;
• Detecção de talentos esportivos.

Preparo:
• Não realizar exercícios físicos extenuantes na véspera e no dia do exame;
• Dormir bem na noite anterior;
• Realizar lanche leve uma hora antes do exame;
• É indicado o uso de tênis e roupas leves, próprias para a prática de atividade física, como bermudas, shorts, regatas e tops

7. Dexa

O que é: Conhecida pela sigla DXA, a Dual-energy X-ray Absorptiometry, é um exame analisado através de um levantamento de imagens e dados. O exame mede, com alta precisão, a massa dos tecidos muscular, ósseo e adiposo do corpo todo, e também separadamente, por região, como membros superiores e inferiores, e tronco.

Quem pode fazer? Este exame é indicado para atletas profissionais, amadores e população em geral interessados em acompanhar sua evolução da composição corporal.

Por que fazer? Uma vez viabilizado o estudo isolado dos compartimentos, os regimes personalizados de exercícios para cada atleta e cada tipo de atividade esportiva podem ser desenvolvidos com maior precisão, e seus resultados são acompanhados com eficácia. Como exemplo, podem ser citados aqueles casos de reabilitação de atletas de alta performance após um determinado período de inatividade por lesão.

Quais são os benefícios? Essas informações são compartilhadas entre profissionais da saúde especializados na área esportiva, como médico do esporte, fisioterapeutas, nutricionistas, ortopedistas e educadores físicos, os quais colaboram na programação correta dos regimes de treinamentos, seja para incremento, manutenção ou reabilitação. A partir desse acompanhamento minucioso é possível, por exemplo, adequar a alimentação e os exercícios a cada tipo de condicionamento físico, obtendo resultados em menor tempo e reduzindo os riscos de lesões.

Preparo:
• É necessário um tempo mínimo de 4h e máximo de 6h de jejum (sólidos e líquidos);
• Indica-se o uso de roupas leves;
• Não é permitido o uso de metais (brincos, relógios, acessórios de vestuário, etc)

Observfações:Este exame apresenta duas contra indicações: para pessoas com peso acima do tolerado pelo equipamento (máximo de 140kg) e gestantes.

8. Dinamometria: Avaliação da Função Muscular

O que é: Avaliação da função muscular ou dinamometria, é a medida da força aplicada ao movimento humano por meio de um dinamômetro. A força muscular está relacionada desde as atividades do cotidiano até o rendimento esportivo de alta performance.
É possível nesta avaliação identificar a força articular em diferentes ângulos e seus desequilíbrios.

Quem pode fazer? Esta avaliação é recomendada para atletas de alto rendimento e pessoas que estão iniciando sua atividade física de todas as idades que procuram um método de avaliação e desenvolvimento da sua força muscular.

Por que fazer? Com o diagnóstico desta avaliação é possível identificar a força articular em diferentes ângulos e seus desequilíbrios, ou seja, um músculo do lado esquerdo pode estar mais forte ou mais fraco que o direito. Sabendo-se que esta diferença é bem comum.
Um desequilíbrio de força muscular pode levar a uma lesão muscular ou articular, sabendo que a maioria dos exercícios físicos são realizados através de movimentos repetitivos.

Quais são os benefícios? Através deste laudo a dinamometria vai auxiliar seu fisioterapeuta ou educador físico a utilizar o melhor método de reabilitação e retreinamento, respectivamente, após uma lesão, e auxiliar de uma forma mais eficiente na prescrição do seu treinamento.

Preparo:
• Não realizar exercício físico nas últimas 24h;
• Vestimenta para homens: tênis, bermuda e camiseta/regata;
• Vestimenta para mulheres: tênis, bermuda e camiseta/top.

9. Ergoespirometria

O que é: Ergoespirometria é um exame diagnóstico de esforço físico realizado em esteira ergométrica, com análise do eletrocardiograma de esforço e da ventilação pulmonar, que pode diagnosticar precocemente doenças cardíacas e pulmonares. Realizado pelo médico do esporte, seguindo um protocolo individualizado conforme as condições clínicas e físicas de cada pessoa, é um método seguro e de fácil realização, leva em torno de 10 minutos.

Quem pode fazer? É um teste que pode ser realizado por todos os públicos: adolescentes, adultos, idosos, sedentários, atletas amadores ou de alto rendimento. Por utilizar um protocolo individualizado, a velocidade e a inclinação da esteira variam a cada caso.

Por que fazer? Para avaliação da capacidade aeróbica máxima e dos limiares de treino como parte de uma avaliação inicial ou de rotina em quem pratica ou quer praticar exercícios físicos com segurança e da maneira correta. Para identificar fatores limitantes ao esforço físico e problemas cardiológicos ou pulmonares desencadeados pelo exercício, que podem estar causando sintomas.

Quais são os benefícios? A possibilidade de detecção precoce de patologias cardiológicas e pulmonares, sendo um exame complementar em uma avaliação médica. Se comparada com o teste ergométrico convencional, é possível o diagnóstico diferencial de queixas como falta de ar ou intolerância ao esforço físico. Outras informações fornecidas com o teste são a medida direta do consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo) - Padrão Ouro de medida da capacidade aeróbica - e os limiares aeróbio e anaeróbio. As informações obtidas com os limiares são fundamentais para a prescrição e evolução do treino cárdio-respiratório, uma vez que determinam com eficácia a zona de treinamento alvo. Os limiares são individuais e são objetivos para determinar, por exemplo, a intensidade de treino para perda de gordura e/ou ganho de performance.

Preparo:
• Não realizar exercícios físicos extenuantes na véspera e no dia do exame;
• Dormir bem na noite anterior;
• Realizar lanche leve uma hora antes do exame;
• É indicado o uso de tênis e roupas leves, próprias para a prática de atividade física, como bermudas, shorts, regatas e tops.

10. FMS

O que é: O FMS (Functional Movement Systems) é um sistema de triagem que possibilita avaliar os padrões de movimentos funcionais de um indivíduo. Este é composto por sete padrões de movimentos multi-articulares destinados a avaliar e pontuar o movimento funcional, incorporando movimentos sequenciados de extremidades superiores e inferiores, exigindo coordenação motora, estabilidade e mobilidade de tronco e pelve.

Quem pode fazer? O FMS pode é indicado para qualquer pessoa, em qualquer idade, com qualquer nível de condicionamento físico, especialmente para aqueles que desejam melhorar o desempenho físico e prevenir lesões.

Por que fazer? A posição correta para realizar os movimentos pode reduzir o risco de lesões nos exercícios, pois a execução errada dos movimentos durante os treinamentos que envolvem força e repetição podem predispor às lesões. O teste identifica desequilíbrios e fraquezas musculares, assimetrias e controle motor, estabilidade e mobilidade inadequados e/ou ineficientes, sendo assim, o FMS torna-se uma ferramenta de grande importância na prevenção de lesões e no planejamento do tratamento e na prescrição de exercícios.

Quais são os benefícios? Os resultados do teste permitem definir metas realistas de acordo com a condição de cada pessoa. O FMS proporciona mais segurança ao treinador na hora de prescrever e acompanhar o treino. Os padrões de movimento testados identificam rapidamente as assimetrias, desequilíbrios, fraquezas, instabilidade e mobilidade ineficiente, de modo que estes possam ser corrigidos através de alongamentos, treinamento funcional, musculação, ou mesmo em um programa de reabilitação.

Preparo:
• Não realizar exercícios físicos extenuantes no dia e na véspera do exame;
• É indicado o uso de tênis e roupas leves, próprias para a prática de atividade física, como bermudas, shorts, regatas e tops.

Centro de Fisioterapia


Um dos mais modernos e completos do sul do país nas áreas de reabilitação traumato-ortopédica, esportiva e postural, possui equipamentos de última geração.

Possui programa integral de reabilitação física, desde o tratamento da dor e da inflamação, passando pelo aumento da amplitude dos movimentos e reforço muscular, até a fase final funcional em que o atleta está apto para retornar à prática de esportes. Essa evolução é acompanhada constantemente por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e especializada, que busca o constante aperfeiçoamento técnico-científico.

Fisio Convencional

Trata das disfunções relacionadas aos ossos, articulações, tendões, decorrentes de alterações posturais, lesões esportivas, cirurgias ortopédicas e traumatológicas. Controla o processo inflamatório, acelera a cicatrização, evita a perda de massa muscular e mantém e/ou aumenta a mobilidade articular.

Recursos: Terapia Manual, Eletroterapia (Ultra-som, Correntes Elétrica...), CPM´s (Movimentação Passiva Contínua), Terapia Combinada, Drenagem Linfática Mecânica, Termoterapia e Crioterapia.

Fisio Esportiva

Com equipamentos de alta tecnologia - os mesmos utilizados pela Confederação Brasileira de Futebol e os principais Clubes de Futebol - e profissionais especializados em reabilitação esportiva, o atleta tem atenção total para sua plena recuperação, desde o tratamento da dor, recuperação da força e reaquisição do gesto esportivo para a prática de alta performance.

Cinesioterapia (Exercícios Terapêuticos)

Fisioterapia em grupo que utiliza exercícios terapêuticos para manter ou melhorar a performance muscular, objetivando ganhos funcionais. Estabelece o equilíbrio dinâmico das articulações e ligamentos, reforça musculaturas específicas e aumenta a consciência corporal.

Propriocepção (Controle do Equilíbrio e Reações Musculares)

Tratamento para promover a consciência corporal dos movimentos a partir da interação entre os receptores dos músculos, tendões, ligamentos, articulações e Sistema Nervoso Central (SNC) com a finalidade de restabelecer os reflexos, o equilíbrio e a postura. Melhora a estabilização neuromuscular através da integração dos órgãos do sentido, visão e sistema vestibular (labirinto-equilíbrio) com o aparelho locomotor.

Escola Postural

Indicada para pessoas com dores na coluna, por atividades repetitivas com sobrecarga, ou que necessitam de correção da postura. Visa ao fortalecimento da musculatura de apoio da coluna (abdômen, glúteos, dorsais, ombros) e das articulações.

Estabilização de Tronco – Ginástica Americana de Reeducação Muscular

Reeducação muscular dos segmentos vertebrais, atuando na musculatura profunda da coluna e da pelve. As técnicas utilizadas atuam sobre o complexo do quadril (CORE), que é o centro de força do corpo. Reforça os músculos estabilizadores da coluna, promovendo melhor controle e coordenação, resultando em estabilidade e qualidade do movimento. A estabilização prepara o indivíduo para o Treino Postural Global.

Isostretching – Técnica Francesa de Ginástica Postural Global

Proporciona o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, aumento da flexibilidade muscular e da mobilidade articular. Auxilia no controle da respiração, melhora a postura e a consciência corporal.

Bandagem Funcional

É uma técnica de utilização de fitas adesivas aplicadas sobre a pele, cujo principal objetivo é a estabilização articular e alívio da dor, promovida pela resistência mecânica da fita.

Home Fisio

É um serviço especial para pacientes que preferem ter o atendimento de fisioterapia na sua própria casa, ou que necessitam desse atendimento diferenciado, como no caso de idosos, pacientes em estágio pós-operatório.

Equipe


Médico Fisiatra

  • Dr. André Moll - CRM 13750
  • Dra. Patrícia Zambone da Silva – CRM 29168

Médico do Esporte

  • Dr. Felix Albuquerque Drummond - CRM 15828
  • Dr. Henrique Calheiros Soares Pinheiro – CRM 32617
  • Dr. Luiz Antônio Barcellos Crescente – CRM 15691 (Responsável Técnico)
  • Dr. Rodrigo Prestes (Residente Médico do Esporte)

Nutricionista do Esporte

  • Cíntia Carvalho CRN 2 – 970

Educadores Físicos

  • Aline Viegas – CREF 5225
  • Douglas Dos Santos Soares – CREF 19474
  • Guilherme Scheffer – CREF 11554

Fisioterapeuta

  • Bruna Machado Herberts – Fisioterapeuta CREFITO 5 – 192935 F
  • Daniele Keller Jacobsen – CREFITO 5 – 140924 F
  • Flávio Leite da Silva - CREFITO 5 - 142.293 F
  • Jéssica Melo de Almeida Medeiros – CREFITO 191894 F
  • Márcio Alessandro Melo Soares - CREFITO 5 – 61431 F
  • Marco Aurélio Ribeiro da Paz – CREFITO 5 – 38758 F (responsável técnico)
  • Paulo Ricardo da Silva Roza - CREFITO 5 – 92029 F
  • Pedro Henrique dos Santos – CREFITO 5 166836 F
  • Vanessa Lenz – CREFITO – 89573 F
  • Vitor Natael da Silva Neves - CREFITO (9032 LTT/F)
Centro Clínico Mãe de Deus

Rua Costa, 30 – Térreo - Bairro: Menino Deus
Porto Alegre, RS
Telefones: (51) 3230.2610 / 3230-2628
E-mail: medicinadoesporte@maededeus.com.br

Links interessantes:


www.crefito5.com.br

www.crefito5.com.br

www.fisiotv.blogspot.com

www.fisiotv.blogspot.com

www.chattgroup.com

www.chattgroup.com