Ação Social

Mais detalhes

Sala de Imprensa

Na Sala de Imprensa do Hospital Mãe de Deus você encontra todas as informações que já foram divulgadas para os meios de comunicação e parceiros, além de eventuais boletins médicos. Neste espaço, estão os últimos releases e também algumas imagens em alta resolução do Hospital Mãe de Deus para download.

Para maiores informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa do SSMD.










Neste espaço você encontra a íntegra dos boletins médicos emitidos pelo Hospital Mãe de Deus.
Trata-se da comunicação oficial do Hospital à imprensa sobre o estado de saúde dos pacientes, elaborado pelos médicos responsáveis e Diretoria Médica do Hospital, com a autorização expressa dos pacientes ou seus familiares.

Não existem boletins médicos no momento.

Acompanhe as notícias e novidades do Hospital Mãe de Deus.

21/12/2016 | Hospital do Câncer Mãe de Deus participa de estudo internacional com novo medicamento contra o câncer

O estudo clínico que contou com a participação do Centro de Pesquisa em Oncologia do Hospital do Câncer Mãe de Deus e avaliou pacientes com Mieloma Múltiplo recidivado ou refratário foi apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Hematologia. O encontro ocorreu entre os dias 3 a 6/12, em San Diego, Califórnia (EUA). O responsável pelo estudo no Hospital do Câncer, o hematologista Marcelo Capra esclarece que o estudo demonstrou resultados muito favoráveis para esta indicação, e espera que a medicação possa estar em breve disponível no Brasil.

Foram avaliados pacientes com Mieloma múltiplo que já haviam recebido algum tratamento com posterior progressão da doença. Um grupo recebeu o tratamento padrão e o outro recebeu o mesmo tratamento acrescido da medicação em estudo (Daratumumab), como é a regra para estudos deste tipo (fase 3, a última etapa antes da aprovação por órgãos reguladores para uso comercial).

O estudo está sendo conduzido simultaneamente em diversos países já tendo sido encerrada a inclusão de novos pacientes. No Centro de Pesquisa há outros dois estudos para Mieloma Múltiplo, num total de 23 pesquisas em oncologia e hematologia desenvolvidas na instituição gaúcha com cerca de 40 pacientes em tratamento.

O Dr Marcelo Capra afirma que a pesquisa clínica com novos medicamentos é uma opção de tratamento muito importante em todos os centros do mundo, onde drogas que ainda não chegaram ao mercado e com resultados promissores podem beneficiar os pacientes com doenças graves, algumas com opções de tratamento restritas. Os estudos são realizados após aprovação por diversos órgãos éticos e regulatórios de todo o mundo, de modo a preservar a segurança e autonomia do paciente.

19/12/2016 | Hospital Mãe de Deus apresentará cases de segurança do paciente em fórum internacional


As iniciativas do Hospital Mãe de Deus voltadas à qualidade do atendimento e segurança do paciente foram reconhecidas por um dos principais fóruns mundiais da área, o International Fórum on Quality and Safety in Healthcare. Dois cases da instituição foram aceitos para apresentação no evento promovido anualmente pelo IHI (Institute For Healthcare Improvment) e que será realizado de 26 a 28 de abril de 2017, em Londres.

A gerente do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco do Hospital (SEGER), enfermeira Laura Berquó, informa que um dos cases a serem apresentados se refere às quedas hospitalares. O Hospital Mãe de Deus trabalha com ações preventivas e o SEGER investiga todas as quedas existentes no Hospital, classificando-as por severidade e monitorando o número de lesões decorrentes destas. São autores desse trabalho o Dr. Luiz Felipe Gonçalves (Superintendente Médico), Laura Berquó, Michele Malta (Qualidade e Segurança) e Clayton Moraes (Gerente de Enfermagem). A iniciativa tem a participação da equipe multidisciplinar do hospital, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e representa a preocupação com a Segurança Assistencial.

O outro estudo que será levado ao International Fórum on Quality and Safety in Healthcare é sobre a avaliação entre tempo médio de permanência e desfechos por DRG (grupo de diagnósticos relacionados) para pacientes com ou sem condições adquiridas. São autores do trabalho Dr. Luiz Felipe Gonçalves, Laura Berquó, Michele Malta, Marisandra Martins e Vanessa Rizzon (Codificadoras do DRG).

14/12/2016 | PREVENCOR é o primeiro laboratório de ecocardiografia da América Latina certificado pela Associação Europeia de Imagem Cardiovascular

A PREVENCOR localizada no Hospital Mãe de Deus acaba de receber o certificado de acreditação da Associação Europeia de Imagem Cardiovascular (EACVI), integrante da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) para as modalidades de exame transtorácico, transesofágico e de estresse em nível Avançado. A Associação possui um programa de acreditação de laboratórios e ecocardiografia, no qual é realizada uma rigorosa e extensa avaliação, buscando comprovar o cumprimento dos requisitos necessários para a qualidade dos exames que realizam. Atualmente apenas 66 laboratórios no mundo inteiro possuem essa certificação.

O cardiologista e especialista em diagnóstico por imagem do Hospital Mãe de Deus, Dr. Marcelo Haertel Miglioranza, explica que a acreditação da PREVENCOR é o resultado de um trabalho que objetiva consolidar o laboratório como um centro de referência em diagnóstico cardiológico por imagem. Nos últimos anos foram feitos investimentos em tecnologia e formação técnica.

“O selo de acreditação da EACVI/ESC é uma segurança para o paciente e para a comunidade do Hospital Mãe de Deus em relação à qualidade dos exames”, afirma o Dr. Miglioranza.

7/12/2016 | Hospital Mãe de Deus promove Semana de Arte com atividades abertas à comunidade

Por entender que arte e cultura fazem parte dos cuidados e do bem-estar, o Hospital Mãe de Deus realiza a partir da próxima segunda-feira (12/12) a Semana de Arte 2016. Com diferentes atividades gratuitas e voltadas à comunidade, a programação será aberta com a apresentação da Orquestra do IPA, às 19h. A iniciativa também inclui teatro com peças para o público infantil e adulto, sessão de cinema e a participação do Coral Escola da UFRGS. As ações ocorrerão no Auditório da instituição e no acesso público entre as ruas José de Alencar (286) e Costa, bairro Menino Deus.

Uma feira de artesanato mostrará os trabalhos da comunidade e, para integração ainda maior com os colaboradores, haverá um show de talentos no encerramento da programação, na sexta-feira (16/12). A Semana da Arte 2016 integra as iniciativas do Programa Planetree, metodologia de atendimento centrado no paciente, que contempla arte, música e entretenimento.

Confira a programação – Semana da Arte 2016 no Hospital Mãe Deus

Dia 12: 19h – abertura com a Orquestra do IPA

Dia 13: 15h– Teatro infantil com o Grupo Teatral Jahcó & Bynus: peça Conte uma, conte duas, conte outra vez

19h: Teatro adulto com o Grupo Teatral Jahcó & Bynus: espetáculo MMI – Muito mais improviso

Dia 14: 14h – sessão de cinema – Meia Noite em Paris (Woody Allen)

18h: apresentação do Coral Escola da UFRGS

Dia 15: das 10h às 18h30 – feira de artesanato – lounge próximo à Panvel (acesso da Rua José de Alencar com a Rua Costa)

13h às 14h – oficina técnica vocal com Gaia Schenini

Dia 16: 18h30 – encerramento com show de talentos

As atividades gratuitas serão realizadas no Auditório do Hospital Mãe de Deus e no acesso público entre as ruas Costa e José de Alencar 286, bairro Menino Deus.

6/12/2016 | Autoridade mundial em cápsula endoscópica e enteroscopia faz palestra no Hospital Mãe de Deus

O uso da cápsula endoscópica no diagnóstico e tratamento das afecções do intestino delgado será abordado durante palestra no Hospital Mãe de Deus, a ocorrer no dia 14/12. Intitulada "Afecções do Intestino Delgado: a cápsula e a enteroscopia no diagnóstico e no tratamento", a palestra será ministrada pelo Dr. Marco Pennazio, do Hospital San Giovanni, de Turim, Itália.

O professor do curso de Endoscopia Digestiva da Universidade Corporativa do Hospital Mãe de Deus, Dr. Carlos Saul, explica que a partir do uso dessas cápsulas e da enteroscopia ficou mais fácil o acesso ao intestino delgado para identificação de eventuais problemas, como hemorragia do intestino de causa obscura. Acrescenta que quase 10% das hemorragias do órgão provêm do intestino delgado e agora podem ser diagnosticadas, permitindo a identificação de tumores ainda na fase inicial. O Serviço de Endoscopia do Hospital dispõe destas modernas técnicas.

A palestra será gratuita e aberta para gastroenterologistas, clínicos, doutorandos e residentes. Contará ainda com a participação do chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Mãe de Deus, Dr. Bruno Galperim, e do superintendente médico da instituição, Dr. Luiz Felipe Gonçalves. A iniciativa ocorrerá às 19h30min, no auditório do Hospital – Rua José de Alencar 286, bairro

1/12/2016 | Pequenos Valentes do Hospital Mãe de Deus festejam a vida em encontro anual

A equipe do serviço de apoio aos pais de bebês internados no CTI Neonatal do Hospital Mãe de Deus tem um encontro especial neste sábado, dia 03/12, com familiares e pacientes que já estiveram internados no CTI Neonatal da instituição. Para confraternizar e festejar a vida, diversas atividades lúdicas estão programadas, como apresentação de mágico, brincadeiras para as crianças e música.

Criado em 2004, o Grupo Pequenos Valentes apoia os pais que estão com os filhos internados no CTI do Hospital Mãe de Deus. O objetivo é oferecer um espaço para troca de experiências e compartilhamento de sentimentos, dúvidas, angústias e alegrias.

O grupo é coordenado pelo Serviço de Psicologia do Hospital, juntamente com a enfermagem neonatal. “É muito gratificante para a equipe reencontrar os pacientes e comemorar a sua vitória”, afirma a coordenadora do Serviço Materno Infantil, Perla Adriana Di Leone. A confraternização será realizada a partir das 10h, no saguão e no auditório do Hospital Mãe de Deus – Rua José de Alencar 286, bairro Menino Deus.

Saiba mais

Os encontros do Grupo Pequenos Valentes são realizados todas as segundas-feiras, das 16h às 17h, na sala de reuniões da CTI Neonatal.

Mais informações pelo telefone (51) 3230.2127

28/11/2016 | Hospital Mãe de Deus recebe certificação em prevenção e tratamento de lesões por pressão

O envelhecimento é um processo dinâmico e gradual que tem afetado a população mundial. Com isto há o aumento de incidência de doenças crônicas, elevando o número de internações hospitalares e a complexidade dos motivos de internação. Dentre as possíveis complicações decorrentes de internação hospitalar, estão as lesões por pressão. Para melhorar ainda mais a abordagem desses casos, o Hospital Mãe de Deus vem buscando a certificação através do Programa de Tratamento e Prevenção de Lesões por Pressão, concedida pela Convatec.

O programa de certificação teve duração de seis meses com várias etapas e o processo será concluído em 05 de dezembro de 2016. Dessa forma, o Hospital Mãe de Deus será o primeiro hospital em Porto Alegre com esse certificado. A Enfermeira Doutora em geriatria e gerontologia biomédica e responsável pelo grupo de lesões do hospital, Ana Karina S. Rocha Tanaka, explica que o programa de certificação trouxe muitos benefícios para a instituição, fazendo a diferença na vida das pessoas. “A interação da equipe multidisciplinar com pacientes e familiares qualificou a assistência prestada e possibilita que o paciente participe ativamente do seu processo de tratamento e cura”, afirma.

Para realizar o cuidado de forma adequada e com alta qualidade assistencial, as equipes foram capacitadas não apenas em conhecimentos teóricos, mas também participaram de processos de metodologias ativas de treinamento, como as certificações e a utilização de protocolos baseados nas melhores práticas internacionais, melhorando os indicadores assistenciais. Como parte do processo de certificação, 167 colaboradores do Hospital Mãe de Deus entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e farmacêuticos passaram por capacitação e prova teórica no período de junho a dezembro. Eles também receberão a certificação no evento marcado para o dia 05 de dezembro às 19h30 no auditório do hospital.

30/7/2010 | Hospital Mãe de Deus - recepção central
Hospital Mãe de Deus - recepção central

Recepção central do Hospital Mãe de Deus.

Recepção Central - Acesso 2.jpg
30/7/2010 | Hospital Mãe de Deus - recepção - sala de espera
Hospital Mãe de Deus - recepção - sala de espera

Imagem da sala de espera da recepção do Hospital Mãe de Deus.

Recepção Central 3 - Acesso 2.jpg