O que é?

A mamografia é o exame mais eficaz para diagnóstico precoce do câncer de mama, pois tem a capacidade de detectar lesões mínimas antes da sua manifestação clínica, ou seja, antes que se torne palpável.

Este tipo de exame realiza a radiografia especial das mamas, com baixa dose de radiação e através do equipamento conhecido como mamógrafo. Sua maior capacidade está na detecção de microcalcificações agrupadas, uma das formas mais frequentes de manifestação do câncer, além de nódulos e outros sinais indiretos da presença da doença.

Quando o diagnóstico é realizado nessa fase, ainda no início da formação do tumor, evitam-se tratamentos mais agressivos, como quimioterapia e radioterapia, assim as chances de cura se tornam muito maiores.

Orienta-se que o programa de rastreamento do câncer de mama deve ser iniciado a partir dos 40 anos, com exceção de mulheres que apresentem histórico de câncer na família, especialmente mãe, avó materna ou irmã. Indica-se então, o rastreamento a partir dos 35 anos ou com dez anos de idade a menos que a idade em que o familiar foi diagnosticado.

Informações

Sistema de saúde Mãe de Deus

Porto Alegre

Outras Cidades