Apresentação

As Unidades de Hemodiálise atendem pacientes com perda de função dos rins, que necessitem de tratamento com substituição da função renal.

Os tratamentos são feitos com equipamentos modernos, sofisticados e seguros que eliminam as impurezas do sangue quando os rins não conseguem mais desenvolver essa função.

Pacientes com outras doenças renais também são atendidos nas Unidades, em ambientes modernos e adequados, por equipe multidisciplinar. Nestes casos, o objetivo principal é preservar as funções de seus rins e evitar a progressão da doença para estágios mais avançados.

Infraestrutura

As Unidades de Hemodiálise Mãe de Deus, localizadas no Hospital Mãe de Deus e Mãe de Deus Center, operam com toda a excelência e rigor técnico característicos do Serviço de Nefrologia Mãe de Deus, funcionando de maneira integrada.

O tratamento nas unidades é realizado com ênfase na prevenção da progressão das doenças renais crônicas, na realização de tratamentos dialíticos individualizados de acordo com as necessidades dos pacientes e no preparo e acompanhamento do transplante renal.

A Unidade Mãe de Deus Center iniciou suas atividades em 2010 e se consolida como uma opção para pacientes que necessitam fazer o tratamento clínico ou dialítico na segurança e conforto de um qualificado centro ambulatorial. Além de dispor de uma bela e moderna infraestrutura composta por novos equipamentos hemodialisadores de alta tecnologia, sob os cuidados de uma competente e dedicada equipe médica e de enfermagem, o paciente pode usufruir dos serviços clínicos de consultas com médicos e nutricionistas especialistas em Nefrologia, na mesma área física, de forma a oferecer, em nível ambulatorial, atendimento médico integral aos pacientes com doença renal.

Na Unidade Hospital Mãe de Deus, além dos equipamentos hemodialisadores e equipe técnica qualificada, o paciente dispõe de toda a infraestrutura que um hospital de alta complexidade pode oferecer, de forma a utilizar os serviços integrados quando necessário.

Equipe

A equipe multidisciplinar é coordenada pelos nefrologistas responsáveis:

  • Dr. Luiz Felipe Gonçalves (Responsável Técnico)
  • Dr. Roberto C. Manfro (Gestor Médico)

Tratamentos/Procedimentos

O procedimento de diálise consiste na remoção das impurezas do sangue, por meio de um filtro, que é colocado em uma máquina chamada de rim artificial. Isto é feito, geralmente, em três sessões semanais com duração de 3 a 4 horas, cada.

Perguntas Frequentes

Não, a hemodiálise só é necessária para os pacientes com doença renal crônica e aguda com perda importante da função renal.

Não, os diferentes tipos de diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) são substituições da função dos rins e não tratam as doenças renais.

Sistema de saúde Mãe de Deus

Porto Alegre

Outras Cidades