Apresentação

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Mãe de Deus é especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento não cirúrgico de distúrbios associados à deficiência física em geral.

Os fisiatras atendem pacientes que necessitam de tratamento e reabilitação física, que possuem sequelas de patologias neurológicas, musculoesqueléticas, oncológicas e com dor crônica.

Diferenciais

O Hospital Mãe de Deus possui profissionais fisiatras que orientam as equipes de fisioterapia nos tratamentos de reabilitação funcional durante a sua recuperação.

Equipe Médica

  • Dr. Andre Luiz Ciulla Bohmgahren
  • Dra. Juliana Donadussi Neuhaus Lignati
  • Dra. Patricia Zambone da Silva
  • Dra. Vera Regina Humbert Raffin

Tratamentos

  • Reabilitação funcional
  • Reabilitação respiratória
  • Reabilitação neurológica

Perguntas Frequentes

A Medicina Física e de Reabilitação (MFR), também chamada de Fisiatria, é o ramo da medicina com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com os nervos, músculos, articulações e ossos que podem produzir lesões temporárias ou permanentes. MFR é uma das 47 especialidades médicas certificadas pela Ordem dos Médicos. Presta cuidados integrais no tratamento de condições relacionadas com o cérebro, músculos, articulações, ossos, pulmões, coração, etc.

Após estabelecer o diagnóstico, o Fisiatra elabora um plano terapêutico, que será levado a cabo pelo próprio doente e/ou por uma equipa pluriprofissional, incluindo médicos de outras especialidades (como Neurologista, Ortopedista, Urologista, Psiquiatra, etc.), terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala) e outros profissionais de saúde tais como psicólogos, ortoprotésicos e assistentes sociais. Os elementos da equipa incluídos no plano de tratamentos são diferentes para cada doente e poderão ir variando ao longo do programa de reabilitação, por forma a adaptar-se às necessidades do doente a cada momento.

Sistema de saúde Mãe de Deus

Porto Alegre

Outras Cidades