Notícias
Voltar para a listagem10/07/2025
O câncer de cabeça e pescoço é um termo que engloba uma série de tumores malignos que podem surgir na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano entre 2023 e 2025, excluindo os de pele. Um estudo publicado na revista científica The Lancet Regional Health Americas revela que, de cada dez casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, oito são identificados em estágio avançado.
A maior parte das pessoas diagnosticadas com a doença tem 60 anos de idade. No entanto, o INCA observou que, nos casos mais graves, os pacientes costumam ser mais jovens, com 50, 40 e até 30 anos de idade. Homens com menos de 50 anos, de baixa escolaridade, que fumam e consomem bebidas alcoólicas, representavam oito em cada dez casos graves.
O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento aumentam as chances de cura para até 90% nos casos de câncer de cabeça e pescoço. Por isso, é fundamental ficar atento aos fatores de risco:
Pequenas atitudes e mudanças de comportamento podem contribuir para a prevenção:
Fique atento a sinais persistentes, como:
Se esses sinais persistirem por mais de 21 dias, é um sinal de alerta.
O diagnóstico precoce salva vidas!
Você precisa de alguma orientação? Agende sua consulta no Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus:
Informações retiradas da matéria original divulgada pela Agência Brasil.