Notícias
Voltar para a listagem22/07/2025
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, principalmente após os 50 anos de idade. Apesar da alta incidência, quando detectado precocemente, apresenta altas taxas de cura. Com a expertise do Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Mãe de Deus, você vai entender os principais sintomas, exames e opções de tratamento para essa doença que, muitas vezes, se desenvolve de forma silenciosa.
A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma noz, que faz parte do sistema reprodutor masculino. Localizada abaixo da bexiga, sua principal função é produzir parte do sêmen.
Geralmente, o câncer de próstata cresce de forma lenta e, em muitos casos, não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. É por essa característica silenciosa que os exames regulares são de suma importância para a detecção precoce, abrindo caminho para altos índices de cura.
De acordo com as diretrizes, homens com 50 anos de idade ou mais devem ser submetidos a uma avaliação especializada para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Se houver histórico familiar de câncer de próstata ou mama, essa avaliação pode ser iniciada a partir dos 40 anos de idade.
A grande maioria dos homens com câncer de próstata, especialmente nas fases iniciais, não apresenta sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, podem incluir:
É fundamental ressaltar que esses sintomas também podem indicar outras condições, como a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) ou inflamações. Por isso, ao notar qualquer um desses sinais, procure um médico especialista para uma avaliação precisa.
Para ajudar a identificar o câncer de próstata, existem dois exames básicos principais:
Além desses exames, a Ressonância Magnética da Próstata também se mostra um grande aliado no diagnóstico de casos suspeitos, sendo utilizada em situações específicas.
Se os exames iniciais indicarem algo suspeito, o médico pode solicitar uma biópsia da próstata. Este procedimento consiste na retirada de pequenos fragmentos da glândula, através de punções pelo reto ou períneo, para análise laboratorial do tecido.
O tratamento é individualizado e dependerá de diversos fatores, como o tamanho do câncer, se houve metástase (espalhamento para outras partes do corpo), idade do paciente e seu estado geral de saúde. As opções de tratamento, com a tecnologia e expertise oferecidas no Hospital Mãe de Deus, podem incluir:
É crucial lembrar que a cura do câncer de próstata só pode ser alcançada quando o seu diagnóstico é precoce, antes que ele se espalhe para outras partes do corpo e se torne metastático. Contudo, mesmo em casos de câncer de próstata metastático, os avanços nos tratamentos disponíveis permitem um excelente controle da doença, proporcionando qualidade de vida aos pacientes.
Conheça o Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Mãe de Deus.
Agende um exame ou uma consulta com nossos especialistas.
Para um cuidado completo da sua saúde, baixe o aplicativo Mãe 360º: