Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

22/07/2025

Câncer de próstata: a importância da detecção precoce para a cura

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, principalmente após os 50 anos de idade. Apesar da alta incidência, quando detectado precocemente, apresenta altas taxas de cura. Com a expertise do Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Mãe de Deus, você vai entender os principais sintomas, exames e opções de tratamento para essa doença que, muitas vezes, se desenvolve de forma silenciosa. 

 

O que é a próstata e o câncer de próstata? 

A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma noz, que faz parte do sistema reprodutor masculino. Localizada abaixo da bexiga, sua principal função é produzir parte do sêmen. 

Geralmente, o câncer de próstata cresce de forma lenta e, em muitos casos, não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. É por essa característica silenciosa que os exames regulares são de suma importância para a detecção precoce, abrindo caminho para altos índices de cura. 

 

Quem deve fazer o rastreamento? 

De acordo com as diretrizes, homens com 50 anos de idade ou mais devem ser submetidos a uma avaliação especializada para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Se houver histórico familiar de câncer de próstata ou mama, essa avaliação pode ser iniciada a partir dos 40 anos de idade

 

Sintomas do câncer de próstata: fique atento 

A grande maioria dos homens com câncer de próstata, especialmente nas fases iniciais, não apresenta sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, podem incluir: 

  • Vontade de urinar com frequência, principalmente à noite;
  • Dificuldade para começar ou parar de urinar;
  • Jato de urina fraco ou interrompido;
  • Dor ao urinar ou ao ejacular;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen.

É fundamental ressaltar que esses sintomas também podem indicar outras condições, como a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) ou inflamações. Por isso, ao notar qualquer um desses sinais, procure um médico especialista para uma avaliação precisa. 

 

Exames para diagnóstico do câncer de próstata 

Para ajudar a identificar o câncer de próstata, existem dois exames básicos principais: 

  1. PSA (Antígeno Prostático Específico): Um exame de sangue que mede os níveis de uma substância produzida pela próstata. Níveis elevados de PSA podem indicar a necessidade de uma investigação mais aprofundada. 
  2. Toque Retal: Um exame rápido, simples e indolor, realizado pelo médico que, utilizando luvas e gel lubrificante, examina a próstata por via retal em busca de alterações na consistência ou a presença de nódulos endurecidos na glândula. 

Além desses exames, a Ressonância Magnética da Próstata também se mostra um grande aliado no diagnóstico de casos suspeitos, sendo utilizada em situações específicas. 

Se os exames iniciais indicarem algo suspeito, o médico pode solicitar uma biópsia da próstata. Este procedimento consiste na retirada de pequenos fragmentos da glândula, através de punções pelo reto ou períneo, para análise laboratorial do tecido. 

 

Tratamento do câncer de próstata: altas taxas de cura 

O tratamento é individualizado e dependerá de diversos fatores, como o tamanho do câncer, se houve metástase (espalhamento para outras partes do corpo), idade do paciente e seu estado geral de saúde. As opções de tratamento, com a tecnologia e expertise oferecidas no Hospital Mãe de Deus, podem incluir: 

  • Acompanhamento Regular: Em casos de cânceres pequenos e sem risco imediato, a conduta pode ser apenas observar a evolução. 
  • Cirurgia: Preferencialmente realizada por via laparoscópica auxiliada por robô, uma técnica minimamente invasiva que oferece recuperação mais rápida. 
  • Radioterapia: Com o uso de tecnologias avançadas, como as Radioterapias de Intensidade Modulada (IMRT) e Estereotática (SBRT). O serviço de radioterapia do Hospital Mãe de Deus se destaca por realizar o hipofracionamento de dose, que reduz a quantidade de dias de aplicação, tornando o tratamento mais cômodo para os pacientes. 
  • Terapias Focais: Como a crioterapia e o ultrassom, que buscam destruir apenas as células cancerosas. 

É crucial lembrar que a cura do câncer de próstata só pode ser alcançada quando o seu diagnóstico é precoce, antes que ele se espalhe para outras partes do corpo e se torne metastático. Contudo, mesmo em casos de câncer de próstata metastático, os avanços nos tratamentos disponíveis permitem um excelente controle da doença, proporcionando qualidade de vida aos pacientes. 

 

Conheça o Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Mãe de Deus. 

Agende um exame ou uma consulta com nossos especialistas.   

 

Para um cuidado completo da sua saúde, baixe o aplicativo Mãe 360º:  

Baixe o aplicativo na Google Play Store

Baixe o aplicativo na App Store