Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

06/12/2024

Cuide do seu sistema digestivo: Quando fazer exames preventivos?

A saúde digestiva é essencial para o bem-estar geral do organismo, mas, infelizmente, muitas condições relacionadas ao sistema digestivo podem passar despercebidas até atingirem estágios avançados. Por isso, os exames preventivos desempenham um papel fundamental na identificação precoce de problemas e na promoção de um tratamento eficaz.

Manter-se atento à saúde digestiva é fundamental, mesmo para pessoas que não apresentam sintomas. De acordo com o Dr. Marcelo Appel, coordenador do serviço de Gastroenterologia do Hospital Mãe de Deus, cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando fatores como:

  • Histórico médico
  • Histórico familiar
  • Sintomas apresentados
  • Estilo de vida

Quem deve fazer exames preventivos?


A definição de “quando” e “quais” exames fazer para prevenção ou tratamento de doenças do trato digestivo depende da avaliação médica. No consultório, médico e paciente vão identificar potenciais fatores de risco, história familiar e presença ou não de sintomas, para - a partir desse momento - definir quais exames fazem sentido. 

Mesmo sem sintomas e sem história familiar, já está bem estabelecido, por exemplo, que todas as pessoas devem fazer colonoscopia, como rastreamento de lesões precursoras de câncer de colón e reto, a partir dos 45 anos.

Após o primeiro exame, o médico determinará a necessidade de exames complementares ou o intervalo para repeti-los, garantindo um acompanhamento adequado.

Já em pacientes com histórico familiar de doenças digestivas as avaliações devem ser personalizadas. No caso específico de câncer de cólon, pode ser recomendada uma consultoria com um geneticista para investigar predisposições familiares relacionadas.

Sinais de alerta: Quando procurar um gastroenterologista?


Mesmo quem não faz parte de um grupo de risco deve estar atento aos sinais e sintomas que o corpo demonstra. Caso você perceba qualquer um dos sinais abaixo, é essencial buscar um especialista:

  • Anemia ou deficiência de ferro
  • Alterações no hábito intestinal (constipação ou diarreia)
  • Sangramento nas fezes
  • Dor abdominal persistente
  • Perda de peso inexplicada

A prevenção começa com informação


Cuidar da saúde digestiva é um investimento em qualidade de vida. Consultar um gastroenterologista regularmente, realizar exames preventivos e ficar atento aos sinais de alerta são passos essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema digestivo.

Se você está na faixa etária indicada para exames preventivos ou tem histórico familiar de doenças digestivas, agende uma consulta com nossos especialistas. 

Para um cuidado completo da sua saúde, baixe o aplicativo Mãe 360º:
Baixe o aplicativo na Google Play Store
Baixe o aplicativo na App Store