Notícias
Voltar para a listagem10/10/2024
O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, tem por objetivo a valorização e promoção do bem-estar psicológico em escala global. A OMS define a saúde mental como “um bem-estar geral vivenciado pelo indivíduo”. Para isso, deve-se considerar além de aspectos emocionais e psicológicos, e observar o panorama completo da vida desse indivíduo.
Convidamos a psicóloga clínica do Hospital Mãe de Deus, Ana Carolyna Severo, para compartilhar alguns sintomas de alerta que devemos observar em nosso dia a dia para identificar a necessidade de buscar ajudar profissional.
É indicado buscar um psicológico – e, em alguns casos, também um psiquiatra – quando os seguintes sinais se manifestarem:
- Mudanças bruscas de comportamento
- Perda de vontade de realizar atividades essenciais e até atividades de lazer.
- Sintomas como:
*Sono excessivo ou insônia;
*Ingestão exagerada ou reduzida de comida;
*Preocupação excessiva;
*Estresse constante.
A saúde mental também pode ser influenciada por aspectos biológicos, econômicos, sociais, e do contexto que estamos inseridos. No caso de uma internação hospitalar, o bem-estar psicológico pode ser prejudicado pela quebra de rotina, mudança de ambiente, mas principalmente pela preocupação em relação a saúde.
Levando isso em consideração, o Hospital de Mãe de Deus oferece o Serviço de Psicologia para os pacientes internado e seus familiares. Esse atendimento visa confortar e acolher os pacientes e familiar que estão passando por algum tipo de sofrimento psicológico.