Quando um paciente procura o Hospital Mãe de Deus, seja por uma dor de cabeça aguda, seja por um corte profundo ou um osso quebrado, a missão é acolhê-lo e garantir que tenha o melhor tratamento possível.
E isso significa identificá-lo corretamente, praticar uma comunicação efetiva, oferecer a medicação certa, realizar a cirurgia no membro e no paciente certo, reduzir o risco de infecções, de lesões por queda e de lesões por pressão. Estas são as sete metas internacionais de segurança ao paciente praticadas, todos os dias, dentro do Hospital.
No Dia Internacional de Segurança do Paciente, 17 de setembro, a Equipe de Qualidade e Segurança do Hospital promoveu uma ação de sensibilização para equipe assistencial. Na ação cada meta era abordada individualmente, sendo cronometrada e abordando dúvidas e informações importantes. “A equipe de qualidade e segurança propôs uma campanha para conscientizar os nossos profissionais sobre as 7 metas. São metas extensamente trabalhadas dentro da instituição. É uma ação de sensibilização por que qualidade e segurança assistencial é uma premissa da nossa instituição” comenta Francyne Lopes, coordenadora de qualidade e segurança.
Ações como essas traduzem o reconhecimento internacional de qualidade e segurança do Hospital. Desde 2012, o Hospital Mãe de Deus é acreditado pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo.