Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

30/12/2021

Ambulatório de Cardio-oncologia do Hospital Mãe de Deus completa dois anos

Com o desenvolvimento de novos tratamentos contra o câncer, surgiram também preocupações quanto ao aumento do risco de toxicidade ao sistema cardiovascular, podendo impactar negativamente o prognóstico. Pensando nesta necessidade crescente para os pacientes, o Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus criou o Ambulatório de Cardio-oncologia.

A Cardio-oncologia é uma subárea da Cardiologia que busca identificar e tratar, também, de forma precoce a potencial cardiotoxicidade secundária aos tratamentos do câncer. Para isso, promove estratégias de prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares ao longo da jornada do tratamento oncológico e após a sua conclusão.

No Centro Integrado de Oncologia, o projeto começou com um grupo de estudos em 2014 e, ao final de 2019, ocorreu a abertura do ambulatório. Nesses dois anos, o trabalho já trouxe diversos frutos, auxiliando na melhor assistência para diversos pacientes.

“Minha experiência com a Cardio-oncologia foi a melhor possível. Me senti mais seguro no meu tratamento e tive a certeza que terei uma sobrevida melhor. Eu só tenho a agradecer pelo atendimento dos profissionais e dar meus parabéns pelo sucesso que eles estão tendo nesta área”, ressalta Luiz Ademir dos Anjos, que pôde prosseguir com o seu tratamento oncológico após os cuidados da equipe de profissionais especializada.

Conheça nossa estrutura

O Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus conta com uma equipe de atendimento onco-cardiológico reconhecida pela excelência dos profissionais, dos recursos terapêuticos e de tecnologias, que garantem a prestação do melhor tratamento das doenças que acometem o sistema cardiovascular nos pacientes oncológicos. Além disso, atua ainda com o Tumor Board, reuniões semanais para discussão de casos clínicos com multi especialidades médicas que tem por objetivo contribuir com o melhor desfecho do tratamento para o paciente.

“Garantir que nossos pacientes sejam bem tratados é o nosso objetivo. Acho que conseguimos, ao longo desses dois anos, fazer esse processo interno de aprendizado, se especializar na área e, ao mesmo tempo, entregar para os pacientes valor e qualidade de vida”, comenta o co-coordenador do Serviço de Cardio-oncologia, Dr. Eduardo Schlabendorff.

Conheça a nossa equipe:

- Dr. Eduardo Schlabendorff: Co-coordenador do Serviço de Cardio-oncologia, atual Presidente do Grupo de Estudos em Cardio-oncologia da SOCERGS e Pós-graduando do Curso de Pós-graduação em Cardio-oncologia pela SBC.

- Dr. Euler Manenti: Diretor Médico do Hospital Mãe de Deus, Co-coordenador do Serviço de Cardio-oncologia e futuro Presidente do Grupo de Estudos em Cardio-oncologia da SOCERGS (2022/2023).

- Dra. Theuran Machado: Cardio-oncologista pelo Programa de Complementação Especializada da FMUSP/INCOR-ICESP.

- Dra. Vanessa Santos: Pós-graduanda do Curso de Pós-graduação em Cardio-oncologia pela SBC.