Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

09/12/2021

Calçados inadequados contribuem para surgimento do joanete?

Sapatos de salto alto podem contribuir para o surgimento do joanete.

Você já deve ter visto alguém com aquela famosa saliência na parte interna do pé, junto ao hálux. Conhecida como joanete, ela é a patologia mais comum nessa região, atingindo mais o público feminino.

Por isso, o ortopedista e traumatologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Sandro Pasqualin, respondeu às perguntas mais frequentes sobre o tema.

Confira e tire as suas dúvidas!

O que é o joanete?

O joanete (hálux valgo) é uma deformidade muito comum dos pés, que ocorre devido ao desvio do dedo maior (hálux), causando um desalinhamento entre os ossos e articulações. Como resultado, forma-se uma proeminência na parte interna do pé, que normalmente causa dor e dificuldade com o uso de calçados.

Como ele surge?

A origem tem forte componente genético, embora outros fatores também contribuam para a formação, em especial o uso de sapatos inadequados. Calçados com a parte da frente estreita, também conhecidos como de “bico fino”, e o salto alto são os principais causadores.

Quais são os principais tratamentos para o joanete?

Para alívio da dor, a principal medida é o cuidado com os calçados, utilizando opções confortáveis, com a parte da frente mais larga, que acomodem a deformidade sem exercer pressão no local. Isso ajuda a evitar a irritação da área com consequente reação inflamatória (bursite).

Além disso, temos os procedimentos cirúrgicos, com diversas técnicas descritas, sendo cada uma indicada de acordo com as características da deformidade.

Como funciona o pós-operatório?

No HMD, utilizamos técnicas modernas e inovadoras permitindo que, normalmente, a internação não seja necessária. É comum, inclusive, o paciente ser operado e receber alta no mesmo dia, sendo liberado usando uma sandália pós-operatória que permite que saia caminhando do hospital, permanecendo assim por um período de 6 semanas.

Com isso, elimina-se a necessidade de uso de gesso ou de ficar sem apoiar o pé operado no solo, obtendo melhores resultados e retorno às atividades habituais precocemente.

Qual o melhor profissional para realizar esse acompanhamento?

O ortopedista com especialização em cirurgia do pé e tornozelo é o profissional mais indicado para esses casos.

No Mãe 360º, contamos com uma equipe capacitada para as mais variadas técnicas cirúrgicas, desde as tradicionais até as mais recentemente estabelecidas técnicas percutâneas. Agende sua consulta online aqui.