Notícias
Voltar para a listagem13/12/2023
Fé na vida. Fé que traz força. Que (re)une. Que carrega esperança.
A fé se apresenta de diversas maneira, em um momento de espiritualidade, um simples encontro ou uma cerimônia.
Para o Eduardo, paciente de 37 anos do Centro Integrado de Oncologia do Mãe, a fé se manifestou a partir de um momento único que reuniu todas essas características: um shabat dentro do Hospital.
O shabat é o dia de descanso para o judaísmo. Seu início ocorre ao pôr-do-sol de sexta-feira e é marcado por um encontro especial, de reflexão, troca e celebração. Um rito festivo, que fazia muita falta para ele nesse período de internação no HMD. Saudade que só não era maior do que a de estar reunido com aqueles que ele mais ama.
Eduardo chegou ao Mãe para realizar o tratamento de um rabdomiossarcoma, um tumor raro e incomum entre os adultos. Uma pessoa muito ativa, que adora praticar esportes e estar ao lado dos amigos, ele sentia muita falta desse contato próximo, e, por isso, seu amigos e familiares pensaram em trazer um pouco dessa alegria e conexão para perto dele novamente.
Eles organizaram a cerimônia com todo o carinho, com direito a camisetas personalizadas, músicas típicas e o challah, pão trançado consumido durante o shabat, e a equipe do Mãe ajudou a tornar esse sonho realidade dentro do Hospital. Os sorrisos, os abraços, o amor e muita emoção contagiaram o Auditório do Mãe.
“Foi um momento maravilhoso, me deu uma leveza de cara, uma felicidade muito grande. Pareceu até que eu esqueci que estava com a doença, só queria abraçar meus amigos e curtir ao lado deles. Nunca imaginaria que, nesse momento da minha vida, eu conseguiria encontrar tantas pessoas incríveis ao mesmo tempo. Ainda mais em um shabat, um dia tão importante e alegre”, ressalta ele.
Esperança renovada para seguir nessa caminhada com toda a energia e o acolhimento do nosso time.