Notícias
Voltar para a listagem22/05/2023
Troca de conhecimento internacional, trazendo mais inovação e qualidade para os nossos pacientes.
Em abril, o coloproctologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Gustavo K. Pfeifer, esteve, novamente, no Japão, desta vez, em Tóquio, estudando no Hospital da Universidade Keio sob a supervisão do Professor Dr. Naohisa Yahagi, Diretor da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento para Tratamento Minimamente Invasivo do Centro de Câncer da Escola de Medicina da instituição.
No local, ele teve a oportunidade de observar vários tratamentos endoscópicos de tumores do tubo digestivo com o emprego da técnica de dissecção endoscópica da submucosa, que já foi abordada em matéria publicado no site do HMD, com o diferencial que o procedimento todo foi realizado em ambiente subaquático, com a cavidade do órgão preenchida com soro fisiológico ao invés de gás, como no método tradicional.
Essa nova técnica dispensa o emprego de meios de tração e ação da gravidade, como elementos facilitadores para dissecção, por promover uma melhor exposição da submucosa. Por ocasião de sua estada, o especialista teve a oportunidade de empregar essa técnica em treinamento com modelo animal no Laboratório do hospital.
Com essas viagens, Dr. Pfeifer visa estabelecer novas conexões com profissionais renomados, na busca constante das melhores e mais atuais técnicas de diagnóstico e tratamento endoscópico das neoplasias colorretais.