Notícias
Voltar para a listagem10/10/2022
O mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao câncer de mama, doença que possui maior incidência na população feminina no Brasil, após o câncer de pele não melanoma.
Quando discutimos sobre, não podemos deixar de falar sobre os impactos que essa doença tem na saúde mental das mulheres que recebem o diagnóstico, que, desde o momento em que a mulher faz o autoexame e identifica um nódulo, ou faz seus exames como mamografia, existe uma tensão emocional gigantesca em torno dos resultados e possíveis desdobramentos.
Ao identificar um nódulo e o receber o diagnóstico para essa patologia, a tensão se transforma em uma imensidão de sentimentos, receios e medos. Nesse momento, o papel do profissional que traz essa notícia é fundamental para auxiliar a paciente, tendo em vista que, mesmo em muitos casos o diagnóstico sendo precoce e com altas taxas de cura (chegando em até 95% de chances de cura), é necessário o apoio e esclarecimento do profissional para tranquilizar a paciente nesse momento delicado.
Durante todo o tratamento, a mulher passa por inúmeras barreiras não só relacionadas ao tratamento, mas também durante o seu dia a dia que impactam amplamente seu bem-estar e autoestima. A perda do cabelo, o impacto na sexualidade, tratamentos como a mastectomia e efeitos colaterais, são alguns dos inúmeros fatores que causam medo, ansiedade e podem se desenvolver em casos mais sérios como, por exemplo, a depressão.
“Nestes casos, o apoio de uma rede de apoio como a família, os amigos e até grupos de suporte com pessoas que passaram ou estão passando por esta situação são muito importantes para fortalecer a paciente e cuidar da sua mente”, ressalta Fernanda Miragem, psicóloga do Hospital Mãe de Deus.
É importante ressaltar que, nesse período, o acompanhamento de um especialista como psicólogo é importante para poder ter uma conversa ativa e orientação, pois com amigos ou pessoas próximas, a paciente talvez não se sinta segura para falar livremente. E um dos principais pontos para poder ter uma mente saudável é a conversa, a escuta e o cuidado detalhado.
Para as pessoas que estão ao redor, a observação e escuta são muito significativas para identificar as necessidades e avaliar como ajudar nessa fase. Cada mulher tem uma experiência diferente nesse momento, por isso essa escuta ativa é indispensável para entender as particularidades do dia a dia. Às vezes, pequenos detalhes como ir junto em consultas, colaborar com as refeições, oferecer apoio com compras ou idas ao mercado podem contribuir com o bem-estar da paciente.
ESTRUTURA MÃE DE DEUS
Além do diagnóstico precoce, cada vez mais o atendimento multiprofissional é requisitado e necessário para um olhar completo. E para trazer mais qualidade no tratamento e agilidade para esse diagnóstico, o Núcleo Integrado de Mama do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus (HMD) conta com o Pronto Mama, diagnóstico de nódulos em até 24 horas e uma equipe multidisciplinar preparada para os mais complexos casos, além disso também possui o Tumor Board, reunião com os profissionais de diversas especialidades onde são debatidos cada caso para um melhor desfecho clínico.
Você pode fazer seu atendimento pelos canais abaixo:
Telefone: (51) 3230.6000
WhatsApp: (51) 3230.6001