Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

13/05/2022

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

Os profissionais da área trabalham em conjunto com a equipe multidisciplinar, família, convênios e políticas públicas, articulando com todas as frentes e interlocutores necessários para permitir a desospitalização da maneira mais adequada e segura. Para isso, a partir de um olhar integral do paciente, eles compreendem as demandas de forma ampla, se envolvendo desde o início do atendimento, trazendo mais agilidade e resolubilidade para o processo. Ao oferecer as orientações e realizar os encaminhamentos necessários, contando com os mais diversos pontos da rede de apoio, esse trabalho busca a condução de uma transição do cuidado mais segura e qualificada.

Entre as ações desenvolvidas estão a avaliação do contexto socioeconômico, elaboração de relatórios sociais, articulações com a rede privada e com os mais variados pontos da rede pública (Ministério Público, saúde mental, previdência social, serviços do SUS, entre outros).

O que é o Serviço Social?

O Serviço Social atua no campo das políticas sociais, opõem-se ao assistencialismo através de uma prática que visa à expansão dos direitos e a emancipação da sociedade. Atua com pessoas em situação de vulnerabilidade, independente do poder aquisitivo. A profissão é regulamentada no Brasil, só pode ser exercida por assistentes sociais, devidamente inscritos no conselho regional da especialidade, tendo competências e atribuições privativas e específicas. Ela é considerada pela ONU uma das 5 profissões mais importantes para contribuir no processo de desenvolvimento social e superação das desigualdades no mundo.