Notícias
Voltar para a listagem05/05/2017
Em abril, foi realizado no Hospital Mãe de Deus o curso de capacitação e aperfeiçoamento em Densitometria Óssea para equipes envolvidas no método. O curso foi organizado sob a gestão do Dr. Lucio De Carli, com apoio da Universidade Corporativa.
O curso, com carga horária de 14 horas, foi ministrado por Guilherme Cardenaz de Souza, professor e membro atuante da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, e da International Society for Clinical Densitometry (ISCD), e diretor da Boned Consultoria e Treinamento em DO, de Belo Horizonte (MG).
Foram abordados temas clínicos e epidemiológicos da osteoporose, doença que acomete atualmente pelo menos 10.000.000 de brasileiros. Além disso, a osteoporose determina uma fratura por fragilidade a cada três segundos no mundo todo, especialmente na terceira idade, com altos índices de morbidade e mortalidade. Seu diagnóstico precoce é de extrema importância, uma vez que, segundo vários estudos clínicos randomizados, o tratamento precoce reduz 40 a 70% o número de fraturas vertebrais, 20 a 50% de fraturas de quadril, e 15 a 40% de fraturas em outros ossos.
O curso ainda contou com a discussão de assuntos referentes à codificação dos exames densitométricos na ANS, formas de esclarecimento, entre outros temas e um momento de conhecimento prático, com pacientes voluntários.