Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

17/04/2024

Desafio 180 promove mudança na saúde e rotina de colaboradores

Uma jornada em busca de uma vida mais saudável. Esse foi o objetivo do programa Desafio 180, que teve seu fim nesta quarta-feira (17). O programa, elaborado pelo SESMT do Hospital Mãe de Deus em parceria com a Unimed e a Justimiine, buscou, através de palestras educativas, atividades e acompanhamento de profissionais especializados, incentivar colaboradores a mudar de rotina e agregar qualidade de vida.

A enfermeira do Escritório de Valor do HMD e idealizadora do projeto, Paula Garcia Oliveira, conta como a ideia surgiu. “Comecei a analisar as características dos nossos colaboradores e percebi problemas em relação a tabagismo, hipertensão, diabetes... Veio a ideia de trabalhar com prevenção e desenvolvi essa linha com nossos parceiros”, comenta. Todo mês um tema diferente foi abordado: nutrição, psicologia, educação física, alimentação saudável.

A partir deste trabalho, foi criado um grupo de caminhada que acabou gerando uma parceria entre todos os participantes. “Levo o aprendizado de cada palestra, a parceria e aproximação com vários colegas, levo o carinho e as risadas, e muitos pores do sol inesquecíveis”, afirma a colaboradora Gislaine Petry.

Gislaine descobriu nas caminhadas a motivação para melhorar sua qualidade de vida, além de levar para a vida todos os aprendizados destes 180 dias de muito conhecimento adquirido. “Incluí mais proteínas no café da manhã e verduras no jantar, faço caminhadas mesmo quando não posso ir com o grupo. Agradeço muito toda parceria, as conversas, os mimos recebidos, o cuidado no detalhe, respeitando o momento de cada um.”

Outra colaboradora que se beneficiou das práticas do Desafio foi Rosane Pellens, que começou a priorizar o seu autocuidado para manter o equilíbrio emocional e físico. “Iniciar esse desafio não foi apenas uma mudança temporária na minha vida, mas sim uma transformação fundamental na minha rotina. Comecei pela alimentação, incluindo beber mais água, fazer refeições regulares e balanceadas, evitando lanches não saudáveis, o conectar-se com outras pessoas que estão em busca também dessas mudanças.”

O Desafio 180 chegou ao fim, mas o projeto de qualidade de vida segue. “Foi uma oportunidade fantástica. Foi realmente um desafio e nós podemos ver, ao longo da caminhada, o desenvolvimento e a adesão dos colaboradores, que compraram a ideia para melhorar a saúde. Nosso objetivo, agora, é manter e ampliar isso”, finaliza Paula.