Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

05/02/2022

Dia Nacional da Mamografia: diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura

Pronto Mama oferece diagnóstico especializado em até 24 horas.

A mamografia é considerada um dos exames mais importantes na prevenção do avanço de um câncer de mama. Indicada para mulheres a partir dos 40 anos, a avaliação deve ser feita anualmente a partir desta idade – ou antes, dependendo do histórico da paciente ou da presença de algum nódulo ou desconforto.

Somente no Rio Grande do Sul, existe a projeção de mais de 5 mil novos casos de câncer de mama a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por ser uma doença multifatorial, não é possível fazer ligação direta da sua ocorrência com apenas um fator de risco, o que traz ainda mais relevância ao diagnóstico precoce.

“Prevenção é tudo. Com diagnóstico precoce, as chances de cura são superiores a 90%. E isso pode ser feito com uma consulta de rotina com o mastologista e por meio dos exames de imagem, principalmente a mamografia, pelo menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos. Ou antes, dependendo do histórico”, ressalta Leônidas Machado, gestor do Serviço de Mastologia do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus (HMD).

O atendimento em mastologia é um dos fortes do HMD, com uma equipe multidisciplinar focada na busca por agilidade nos diagnósticos: o Núcleo Integrado de Mama, que faz parte do CIO. Um dos diferenciais desse núcleo é o serviço Pronto Mama.

Como funciona

Por meio do Pronto Mama, uma mulher que sinta algum desconforto ou caroço no seio, por exemplo, tem a possibilidade de obter um diagnóstico do nódulo em até 24 horas. Com a agilidade desta etapa, é possível, principalmente, viabilizar um início de tratamento ainda mais rápido, quando necessário, e reduzir o tempo de angústia da paciente.

Exemplo de jornada da paciente

Recentemente, uma paciente chegou à consulta com o mastologista com queixa de desconforto por nódulos na mama, sentidos ao apalpar. O médico examinou, identificou um nódulo grande, pediu uma mamografia e ecografia para o mesmo dia. O exame foi feito, e o radiologista ligou para o mastologista avisando que precisaria de biópsia. No mesmo dia, ela recebeu a requisição e fez a coleta. No dia seguinte, em retorno ao mastologista, recebeu o diagnóstico: por meio do sistema, o profissional teve acesso aos resultados. Com a notícia de que tinha um nódulo benigno, um papiloma, com atipia, mas que precisava ser retirado, a paciente saiu da consulta com pré-operatório e cirurgia agendados.

“Consultar em um dia, ter o exame, a biópsia e a cirurgia agendada em 24 horas é um diferencial muito grande, que poucas instituições no mundo apresentam”, diz Machado.