Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

15/08/2023

Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus recebe certificação internacional para atendimento de AVC

A Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus é Platinum no WSO Angels Awards, mais alta certificação para o cuidado do AVC entre instituições do Sul do Brasil. Desenvolvida pela Angels Initiative, a certificação internacional avalia o atendimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) em instituições de todo o mundo, levando em conta diversos critérios, em especial a velocidade da assistência. No Mãe, são apenas 49 minutos desde a chegada na instituição, triagem, avaliação médica, realização de exames e o início do tratamento.

“Essa é uma premiação muito importante e a classificação que alcançamos, com resultados muito expressivos, mostra que temos muito a comemorar. O nosso objetivo é seguir evoluindo e certificações como essa colaboram, pois exigem monitoramento e qualidade constantes da nossa parte”, ressalta a neurologista do Corpo Clínico do HMD, Dra. Rosane Brondani. Ela lembra ainda que essa é a primeira vez que o Mãe submete os seus indicadores para a certificação e que seguimos agora buscando alcançar um tempo porta agulha ainda mais baixo, 45 minutos.

Alcançar esse selo de qualidade mundial só é possível com um fluxo bem desenhado e executado por profissionais altamente capacitados e integrados. Desde a chegada a nossa Emergência Cardioneurológica, o paciente já é recebido por um neurologista disponível 24 horas por dia e por uma equipe de técnicos, enfermeiras e radiologistas especializados e prontos para realizar o atendimento com a agilidade necessária, afinal, quando o assunto é AVC, cada minuto conta para evitar a destruição de neurônios e, com isso, reduzir as sequelas.

“Queremos, ao recebermos o paciente em um cenário crítico, com uma obstrução de uma artéria que irriga áreas nobres do sistema nervoso central, poder oferecer as melhores técnicas de desobstrução desse vaso, conseguindo no momento da desospitalizacao, devolver esse paciente para os familiares com sua qualidade de vida preservada, com a capacidade de poder retornar ao seu trabalho e as suas relações sociais e afetivas”, explica a Dra. Rosane. Para garantir esses resultados, o acompanhamento segue mesmo após a alta. Em 30 dias, o paciente retorna para que sejam avaliadas possíveis sequelas e o estado geral após a saída do hospital.

A tecnologia também é uma aliada importante para que esse processo flua com tanta velocidade. O Mãe conta com um dos tomógrafos mais avançados da América Latina, o Tomógrafo Espectral de Dupla Energia GE Revolution, recentemente adquirido e que traz um grande impacto para o diagnóstico do AVC. O equipamento conta com um software de perfusão cerebral, conhecido como Rapid, com funcionalidades capazes de, com o uso de inteligência artificial, trazer mais rapidez e precisão na identificação de hemorragias, possíveis oclusões e até risco de more. Outra aquisição recente, o angiógrafo Azurion 7, da marca Philips, também tem papel importante, assim como o time completo de especialistas do Serviço de Hemodinâmica do HMD, que atua de forma integrada com os profissionais da linha de frente do fluxo.