Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

13/02/2020

EQUIPE DE CIRURGIA ENDOVASCULAR REALIZA PROCEDIMENTO INÉDITO NA AMÉRICA LATINA

[caption id="attachment_1626" align="alignnone" width="730"] Cirurgião cardiovascular do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Eduardo Keller Saadi.[/caption]

A equipe de Cirurgia Endovascular do Hospital Mãe de Deus realizou o primeiro procedimento na América Latina de correção endovascular de aneurisma bilateral de artérias ilíacas em paciente com aneurisma de aorta abdominal previamente corrigido.

Você sabe o que é um aneurisma? 

Os aneurismas são dilatações da parede arterial (no caso a aorta é a principal artéria do corpo) que devido ao enfraquecimento e dependendo do tamanho, podem levar à ruptura, sangramento interno e morte. Como os aneurismas geralmente não apresentam sintomas, deve-se buscar o diagnóstico com métodos de imagem em populações de risco (homens, fumantes, hipertensos, acima de 65 anos e com história familiar) para que se possa identificar e tratar antes que ocorra a ruptura. A grande maioria pode ser tratada pela técnica endovascular com excelentes resultados em regime semi-ambulatorial, alguns inclusive com anestesia local. Como a agressão é mínima, as atividades habituais podem ser retomadas em poucos dias.

Cirurgia pioneira 

Aneurisma da aorta associado a aneurisma das artérias ilíacas são relativamente frequentes. Até algum tempo, a cirurgia aberta era a única alternativa para esses casos. Nas últimas duas décadas, a correção endovascular, sem cortes, através da virilha, se tornou o procedimento mais frequente para tratar estes aneurismas por ser menos invasivo, apresentar menor risco e uma recuperação mais rápida. “Neste caso, em particular, foi a primeira vez na América Latina que foi realizada uma correção endovascular de aneurisma das artérias ilíacas bilateramente com uma endoprótese bifurcada recém aprovada pela Anvisa. Como o paciente já tinha uma correção de aneurisma da aorta prévia com endoprótese bifurcada, isso impossibilitaria o implante de uma prótese bifurcada de ilíaca pela virilha com os dispositivos que se tinha acesso até então. Com isso, foi possível tratar, sem cortes, através das duas virilhas, os dois aneurismas das ilíacas concomitantemente mantendo o fluxo nas duas artérias hipogástricas, graças a algumas características de flexibilidade desta prótese e seus acessórios, associadas a algumas manobras especiais”, destaca o cirurgião cardiovascular do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Eduardo Keller Saadi.

O avanço das técnicas endovasculares tanto para o tratamento das doenças da aorta quanto das doenças das valvas cardíacas é perceptível nos últimos anos, acarretando uma verdadeira mudança de paradigma no tratamento dos aneurismas da aorta e nas doenças valvares. “As condições técnicas, materiais, recursos humanos, aliadas à associação com Mayo Clinic e Centro do Coração de Zurich, entre outros centros de ponta no mundo para o desenvolvimento destas tecnologias, nos permitiu estar em igualdade de condições aos melhores Serviços do mundo e ajudar a difundir estas técnicas na América Latina. Como único Centro de Treinamento na área de cirurgia endovascular da aorta, implante de valva aórtica por cateter, entre outras, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) no sul do país, temos a imensa responsabilidade de manter o alto padrão assistencial para que possamos dar continuidade à educação médica de alto nível nesta área”, reconhece, Dr. Saadi.

Centro de referência 

“Temos no Hospital Mãe de Deus, há cerca de 15 anos, um Centro da Aorta, multidisciplinar, que trata as diversas formas de aneurismas, desde o coração até aorta abdominal com as técnicas mais modernas e avançadas. Fizemos mais de 30 workshops neste período com o treinamento de mais de 300 médicos do Brasil e exterior, focando em técnicas endovasculares avançadas. Recursos que foram disponibilizados pelo Hospital para a montagem da primeira Sala Híbrida do Brasil em 2011, também contribuíram para a construção deste Centro de Excelência”, constata Dr. Saadi.