Notícias
Voltar para a listagem04/04/2023
Qualificação que reflete no cuidado e na assistência aos nossos pacientes. No dia 25 de março, em Barueri – SP, o Hospital Mãe de Deus esteve entre os 10 hospitais do país convidados para um evento especial promovido pela Fresenius, nossa fornecedora de dieta enteral e suplemento oral. Representaram o HMD a Dra. Fernanda Guzzato e a Nutricionista Joise Munari, respectivamente, coordenadoras Médica e Técnico Administrativa da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) da Instituição.
O projeto abordou o tema: Gestão em Terapia Nutricional: Um ciclo teórico prático de gestão em saúde aplicada a terapia nutricional. O curso foi ministrado pela Dra. Melina Castro (Hospital Israelita Albert Einstein - SP) e pelo Dr. Rodrigo Gonçalves (Hospital HUGOL e Hospital Israelita Albert Einstein - GO), nutrólogos reconhecidos no Brasil como referência em ensino, pesquisa e gestão de EMTN.
“O evento foi riquíssimo em questão de conteúdo e troca de experiência com demais profissionais das EMTNs de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Na próxima reunião da EMTN, que acontecerá no dia 12/04, na sala de aula 1, iremos repassar a experiência aos membros da equipe do nosso Hospital”, destaca Joise.
O que é a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN)?
A EMTN tem como finalidade a execução, supervisão e avaliação permanentes e em todas as etapas da Terapia Nutricional enteral (TNE) e parenteral (NPT). A Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta a formação da EMTN, obrigatória nos hospitais brasileiros, conforme regimento da portaria nº 272 (Regulamento técnico de terapia Nutricional Parenteral) e pela Resolução da diretoria Colegiada RDC nº 503, de 27 de maio de 2021.
No HMD, contamos com um grupo completo de Nutricionistas, Médicos Nutrólogo e Gastroenterologista, Farmacêutica, Enfermeira, Fonoaudióloga e Equipe da Qualidade. Somos responsáveis pela educação continuada dos processos envolvendo dieta enteral, parenteral e via oral, de todo o Hospital, além de documentar dados e analisar indicadores para melhorar nossos processos assistenciais.