Notícias
Voltar para a listagem24/07/2017
Como parte do evento de entrega da nova estrutura do Hospital do Câncer Mãe de Deus, será realizada na próxima terça-feira (25/7) a exposição 12 Reflexões, do fotógrafo Gerson Turelly. A mostra traz fotos de pacientes e pessoas próximas durante o tratamento oncológico, sob o viés positivo de superação e vitória contra a doença. Seis imagens estarão expostas no saguão de entrada do Centro Clínico Mãe de Deus e outra seis distribuídas em andares da torre do Hospital do Câncer Mãe de Deus, ambos localizados na Rua Costa 30. Gratuita e aberta à comunidade, a ação ocorrerá das 9h e 12h horas.
Alguns dos pacientes fotografados estarão presentes na abertura da mostra. Essas fotos, posteriormente, ficarão expostas pela instituição valorizando a vitória dos pacientes no enfrentamento da doença.
Na apresentação do seu trabalho, Turelly destaca que 12 Reflexões busca mostrar a luz daquelas pessoas que vivenciaram e transcenderam o momento tão difícil que é o do diagnóstico e tratamento do câncer, quando paciente, familiares e amigos se colocam diante de uma reflexão sobre suas vidas, suas certezas e incertezas. O fotógrafo é engajado nas causas do câncer e já participou outras exposições que retratam pacientes sempre através de um viés de alegria, vitalidade e vitórias.
Sete mulheres e cinco homens foram retratados. Uma das mais jovens é Gabriela Wankler Ferreira, professora de ballet que aos 24 anos enfrentou um Linfoma de Hodgkin. Ela encarou o problema como uma etapa que seria vencida. Hoje, aos 29 anos, está grávida de uma menina. Na foto aparece com o marido, Rodrigo e a cachorrinha Lina. Um dos pacientes mais velhos que participa da mostra é Carlos Alberto Barreto Viana Petersen, que aos 82 anos descobriu que estava com câncer no fígado e no rim e iniciou o tratamento com a certeza de que ficaria bem. Aos 86 anos, o engenheiro aposentado entende atualmente que não devemos perder tempo com bobagens, e aproveita cada minuto que pode com seus filhos e netos. Na foto está acompanhado de sua esposa Mary.
Entre outros pacientes também fazem parte da exposição estão a médica Lizie Ester Rochichner Kunde, que enfrenta um câncer de mama com metástase óssea e decidiu viver intensamente um dia de cada vez. Na foto está com a mãe Ida, o marido, Paulo Cezar e a filha Fabiane. Há também uma foto do padre Marcos Sandrini que encontrou na religião o principal apoio ao descobrir um câncer no cólon do intestino, aos 70 anos.