Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

17/08/2020

FISIOTERAPIA INOVA NO CUIDADO AO PACIENTE DO CTI

Há um ano, a equipe do Movimento Autonomia Experiência Desenvolvimento (MAED) Fisioterapia Hospitalar, que atua no atendimento aos pacientes do Hospital Mãe de Deus, vem desenvolvendo um novo modelo de fisioterapia hospitalar que auxilia as equipes assistenciais a melhor atender os pacientes que precisam de cuidado especial na mobilidade enquanto internados.

Baseado em um instrumento chamado Escala de Mobilidade, que usa marcos motores, ambientes e níveis de ajuda para um melhor gerenciamento da transferência e locomoção de um paciente durante a sua internação, a equipe desenvolveu um dispositivo denominado Régua de Mobilidade. Na última semana, houve a apresentação formal para a equipe do CTI do quarto andar, primeira a usar o recurso, que ficará fixado em cada quarto, ao lado do plano assistencial do paciente.

Segundo a fisioterapeuta da MAED, Alessandra Lima, "o instrumento é lúdico, visual e de fácil interpretação, para que seja feita esta comunicação do nível de mobilidade para o paciente, família, médicos e equipe assistencial". A régua possui quatro escalas: deitado, sentado, em pé e caminhar. Cabe ao fisioterapeuta sinalizar a situação atual do paciente para todos que estejam envolvidos com o seu cuidado tenham uma maior clareza de suas capacidades em termos de mobilidade.

Além deste acompanhamento visual, o projeto contempla a entrega de um gráfico da sua mobilidade durante o período de internação. Este histórico servirá para que, já em sua residência, o paciente possa dar continuidade ao tratamento com base na sua trajetória no hospital. O projeto do novo modelo assistencial contou com a parceria da empresa Luthier Saúde e se estenderá para outras áreas do Hospital em breve.