Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

10/08/2021

Hipofracionamento no câncer de mama é uma realidade

Serviço possui oito anos de expertise nesse tipo de tratamento

A Radioterapia é um tratamento usualmente indicado no contexto do tratamento do câncer de mama. As evoluções tecnológicas e recentes estudos clínicos confirmam que o tratamento com o emprego da radioterapia hipofracionada (menos dias de tratamento) pode ser realizado com segurança e similar resultado de cura e controle local em determinados grupos de pacientes.

O Serviço de Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus realiza tratamento hipofracionado nesta patologia há oito anos, quando publicações de estudos clínicos randomizados demonstraram equivalência do protocolo de 15 frações comparado ao padrão prévio, de 25 frações.

Em 2020,  o estudo “Fast-Forward trial” comparou o uso da técnica de 15 frações com apenas cinco frações (cinco dias de tratamento) em pacientes com tumores iniciais, após cirurgia conservadora. Os resultados tornaram-se um novo padrão em determinado grupo de pacientes. Este esquema de fracionamento exige o uso de técnicas mais refinadas de tratamento, que permitem doses mais altas ao dia, igualmente efetivas e com baixo risco de efeitos colaterais.

“Utilizamos há um ano o protocolo e os resultados impressionam, pois a toxicidade aguda de fato é menor e a paciente tem seu tratamento completo em apenas uma semana. Pacientes provenientes de regiões onde não há serviço de radioterapia disponível,acabam tendo que se deslocar menos dias, tendo menos impacto em suas rotinas” afirma Dra. Andréa Barleze da Costa , radio-oncologista coordenadora médica do serviço.

A radioterapia do CIO tem o compromisso da avaliação individual e personalizada para determinar se a paciente se encaixa nestes critérios. Atualmente, todas as pacientes têm a consideração formal se este esquema de fracionamento é adequado para seu caso.