Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

07/03/2024

HMD conta com tecnologia avançada para desobstruir artérias coronárias

O Hospital Mãe de Deus conta, desde 2022, com uma tecnologia altamente eficiente para o tratamento de desobstrução de artérias coronárias: a litotripsia intracoronaria, com a tecnologia Shockwave ®. A técnica funciona da seguinte maneira: um balão, inserido via catéter, aplica ondas sonoras para quebrar as placas calcificadas dentro das artérias coronárias, liberando o local para colocar o Stent e restabelecer o fluxo sanguíneo.

Recentemente, a equipe de cardiologistas intervencionistas, liderado pelo Dr. Gilberto Lahorgue Nunes e pela Dra. Diane Roso, lidou com um caso desafiador. Um paciente de 70 anos apresentava duas estenoses com calcificações extensas localizadas na artéria coronária direita, sendo que uma delas envolvia um stent implantado previamente há mais de 10 anos.

Foram utilizados, sem sucesso, dispositivos como o cutting-balloon (balão que possui lâminas de metal que cortam a placa de gordura) e balões de alta pressão. O emprego da tomografia de coerência ótica (método de imagem intravascular que permite a caracterização da composição da placa de gordura) durante o procedimento confirmou a presença de grandes nódulos de cálcio em ambas as obstruções, inclusive por detrás das hastes do stent implantado no passado. Com o emprego de múltiplos pulsos de ondas de ultrassom emitidos pelo balão ShockWave foi possível fragmentar os nódulos de cálcio e implantar dois stents coronários com sucesso.

“Se não tivéssemos a disponibilidade de utilizar o ShockWave, não teríamos como tratar de maneira adequada este paciente”, pontua o Dr. Gilberto. Ele complementa: “Esta avançada tecnologia, aliada ao emprego da tomografia de coerência ótica, representa um enorme avanço, permitindo que sejam tratadas estenoses coronárias antes consideradas impossíveis de serem dilatadas.”