Notícias
Voltar para a listagem23/08/2022
A biópsia das vias biliares intra-hepáticas é uma importante ferramenta para a avaliação e o diagnóstico de lesões no fígado, como estenoses, fístulas, pedras, tumores e inflamação. Por sua anatomia complexa, a chegada em alguns dutos do órgão pode ser um desafio. Para atender esses casos com ainda mais precisão e segurança, o Centro HPB de Referência no cuidado do fígado, pâncreas e vias biliares do Hospital Mãe de Deus disponibiliza agora um método inovador, capaz de realizar a coleta do material nessas áreas de difícil acesso: a colangioscopia percutânea.
Com essa técnica, utiliza-se um endoscópio especial ultrafino para alcançar a via biliar do paciente através da sua pele, evitando os problemas de acesso e visibilidade enfrentados com a técnica tradicional, que usa imagens de tomografia e ecografia.
“É um avanço importante para nós, pois, com o uso da câmera, temos uma imagem de qualidade das lesões dentro dos dutos do fígado. Antes, só tínhamos as imagens radiológicas, em preto e branco, fazendo com que a gente apenas suspeitasse da localização e do aspecto da lesão. Agora, temos certeza que estamos sendo efetivos na coleta”, comenta o coordenador do Serviço de Endoscopia do HMD, Dr. Ivan David Arciniegas.
A visualização mais clara da área traz muito mais segurança para todo o processo, além da garantia de um diagnóstico preciso e um tratamento mais assertivo e individualizado, algo que nem sempre ocorria anteriormente.
“Em alguns casos, o tumor fica em canais muito estreitos, localizados no meio do fígado, podendo causar sangramentos no momento do procedimento convencional. Por isso, muitas vezes, a avaliação e a escolha do tratamento era feita sem essa informação levando em conta apenas marcadores biológicos, exames de sangue e de imagem. Com isso, os pacientes recebiam até mesmo quimioterapia sem a certeza de se tratar de um tumor maligno. Agora, podemos oferecer uma opção mais completa e segura para esse público”, explica o radiologista intervencionista e coordenador do Centro de Medicina Intervencionista do HMD, Dr. Eduardo Medronha.
Oferecer uma alternativa diagnóstica tão avançada, disponível em poucos centros no país, só é possível graças a estrutura completa e a equipe de especialistas disponível no Centro HPB.
“Para ofereceremos um procedimento desse nível, a multidisciplinaridade é essencial. Nesse caso, conseguimos integrar radiologia intervencionista, endoscopia e cirurgia oncológica em uma sala híbrida de alta tecnologia, garantindo uma assistência ainda mais completa e resultados de excelência para os nossos pacientes. Esse é mais um grande diferencial do nosso projeto”, ressalta o cirurgião oncológico e coordenador do Centro HPB, Dr. Márcio Boff.
Saiba mais sobre o Centro HPB
Com foco em um atendimento ágil e melhores resultados cirúrgicos e clínicos para seus pacientes, o Centro HPB de Referência no cuidado de fígado, pâncreas e vias biliares é um dos poucos deste tipo e porte no Brasil, com mais de 30 profissionais, entre cirurgiões, endoscopistas, oncologistas, radioterapeutas, endocrinologistas, nutricionistas e outras especialidades.
A equipe multidisciplinar é o principal diferencial do Centro HPB, pois proporciona um olhar integral sobre casos de câncer e doenças relacionadas a esses órgãos, como hepatites, cirrose, cistos de pâncreas e pancreatites, sempre amparado nas tecnologias mais modernas para diagnóstico e tratamento.