Notícias
Voltar para a listagem14/11/2021
Atingindo um em cada dez adultos, o diabetes causa um grande impacto na vida de uma grande parte da população mundial. Por isso, a conscientização sobre o tema é tão importante, permitindo o esclarecimento de dúvidas e o aumento dos cuidados diários. Com esse objetivo, no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes.
Para marcar a data, o Hospital Mãe de Deus realizará uma ação especial na Orla do Guaíba – Trecho 3, no dia 20 de novembro, das 10h às 15h. Em parceria com as farmácias Panvel, a iniciativa contará com a presença da equipe do HMD, que preparou um material especial com informações e dicas sobre o tema para você conferir antes do evento.
Hábitos saudáveis ajudam no controle da doença
O diabetes é causado, principalmente, pelo excesso de peso, sedentarismo e envelhecimento, sendo mais prevalente após os 40 anos. Por isso, a adoção de hábitos de vida saudáveis é muito importante para a evitá-lo e controlá-lo. As principais dicas incluem:
Além da prevenção, é sempre importante o rastreamento e a identificação precoce, através de consultas e exames periódicos com seu médico ou especialista na área. Por se tratar de uma doença silenciosa, esse é um processo essencial, ajudando a evitar possíveis danos a órgãos e sistemas, como coração, rins, fígado, retina e circulação. Fique atento a sinais como sede excessiva, urina em grande quantidade e muitas vezes ao dia, redução de peso, fraqueza, visão borrada e dor nas pernas.
Programa de Disglicemia do Hospital Mãe de Deus
Você sabia que o diabetes pode atingir até 40% dos pacientes internados, com o aumento do descontrole glicêmico e do estresse metabólico atingindo até quem não possui o diagnóstico da patologia? Para oferecer uma assistência mais qualificada e especializada para esse grupo tão amplo e importante, o Hospital Mãe de Deus conta com o seu Programa de Disglicemia.
Formada por profissionais da Endocrinologia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, essa equipe multidisciplinar ajuda a aperfeiçoar o cuidado do paciente internado em toda a sua jornada, desde a chegada à Instituição até o momento da orientação de alta e o acompanhamento ambulatorial.
Criado em janeiro em formato piloto e lançado oficialmente em novembro de 2021, o projeto conta com reuniões semanais para estudo dos casos e fragilidades no processo de atendimento, mapeamento dos pacientes diabéticos da Instituição e elaboração de intervenções necessárias para o cuidado desse público.
Prescrição correta da dieta a ser oferecida, controle e monitoramento constante do HGT e conciliação medicamentosa específica são algumas das ações exclusivas do Programa que garantem a melhor assistência para esses pacientes.
Fontes: Dra. Melissa Barcellos Azevedo (Médica Endocrinologista e Metabologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus e Mestre em Endocrinologia) e Nut. Caroline Schardong Boligon (Supervisora Nutrição Clínica e Fonoaudiologia do Hospital Mãe de Deus)