Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

14/10/2017

Hospital do Câncer Mãe de Deus promove II Simpósio de Melanoma


O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no País, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), e embora o melanoma represente apenas 3% dessas neoplasias malignas, é o mais grave devido possibilidade de metástase. Para debater sobre a evolução no diagnóstico e tratamento da doença, o Hospital do Câncer Mãe de Deus por meio do Núcleo Integrado de Melanoma e Tumores Cutâneos realizou, nos últimos dias 10 e 11/11, o II Simpósio de Melanoma que teve em sua abertura palestra com Dr. Antonio C. Buzaid, chefe geral do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa e membro do comitê gestor do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein. O médico oncologista realizou uma atualização nas modificações do sistema TNM – 8a edição – sistema de classificação dos tumores malignos.

Além de palestras de especialistas de diversos estados como São Paulo e Minas Gerais, o evento científico teve abordagem prática com discussões de casos clínicos em todas as principais áreas do diagnóstico ao tratamento do melanoma.

Saiba mais:

O melanoma é um tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. É um dos tumores mais perigosos porque tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração.

Entre os fatores de risco estão exposição solar sem proteção, histórico familiar e características da pele (pessoas com a pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de ter melanoma).