Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

01/11/2022

Hospital Mãe de Deus conta com novo equipamento para tratamento da próstata

Mais tecnologia para o tratamento do crescimento benigno da próstata a disposição da população. O Hospital Mãe de Deus conta agora com o gerador Holmiun Laser de Alta Potência Jena Multipulse HoPlus com morcelador integrado multicut, um dos aparelhos mais avançados para a realização desse tipo de procedimento. Essa atualização traz ainda mais segurança e agilidade para a recuperação dos pacientes.

O sistema permite a realização de cirurgias minimamente invasivas para remoção de próstatas através da uretra, sem a necessidade de incisões. Denominado como HoLep, ele utiliza um laser de alta potência para recortar a próstata (enuclear) e jogá-la dentro da bexiga. Em seguida, utiliza-se o morcelador integrado ao equipamento para triturar o material e sugá-lo, removendo a do organismo.

“Embora seja mais adequado para próstatas muito grandes, para as quais utilizam-se tratamentos mais invasivos atualmente, que, em geral, levam a uma internação prolongada e uso de sondas por vários dias, essa alternativa pode ser usada para glândulas de qualquer tamanho. Com esta tecnologia, mesmo próstatas volumosas podem ser operadas com um curto período de internação”, ressalta o líder da urologia do Hospital Mãe de Deus, Dr. Herbert Sauer.

Recuperação mais rápida, redução das chances de sangramento e de necessidade do uso de sonda são algumas das vantagens. Além disso, a técnica também ajuda a diminuir o tempo de permanência no hospital, com o paciente, normalmente, tendo alta em menos de 24 horas, ao invés dos usuais quatro a cinco dias do método convencional. Além da próstata, cálculos (pedras) na bexiga ou em outras localizações do aparelho urinário podem ser tratadas simultaneamente com o mesmo equipamento.