Notícias
Voltar para a listagem01/09/2020
Referência em processos de qualidade e segurança por meio de suas práticas assistenciais, o Hospital Mãe de Deus (HMD) inicia, neste ano, um processo de unificação das certificações em suas unidades, que contribuem para o fomento de melhorias em processos de gestão e qualidade em instituições de saúde. Como foco deste trabalho, foi traçada a busca pela certificação da Joint Commission International (JCI) na Unidade Carlos Gomes (UCG), visto que, em 2019, as demais unidades receberam sua terceira certificação seguida pela mesma instituição (2012 e 2015).
Esta iniciativa atende o Planejamento Estratégico 2020-2025, que já está sendo colocado em prática. Nele, uma das ações é a unificação da gestão nas diferentes unidades do HMD: unidade José de Alencar, Centro Integrado de Oncologia (incluindo a Unidade de Radioterapia) e a Unidade Carlos Gomes. A partir deste olhar integral, a mudança promove uma unicidade dos protocolos assistenciais e de qualidade, respeitando as características de serviços oferecidas em cada um dos locais.
Atualmente, a Unidade Carlos Gomes possui certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquistada no ano passado. As demais unidades do HMD já são classificadas como Nível 3 – Excelência pela ONA, desde 2010. Visto que há dez anos o Hospital sustenta este reconhecimento de excelência, tendo tido um alto nível de aprendizado desde sua primeira certificação pela instituição nacional, ocorrida em 2002, a gestão do HMD compreendeu que chegou o momento de focar seus esforços em novos desafios de qualidade assistencial. O primeiro movimento é a busca da certificação da JCI pela UCG. Para o diretor médico Dr. Fernando Starosta de Waldemar, “temos a convicção de que este resultado será alcançado devido à qualidade que nossos profissionais já entregam nas diferentes unidades, grande parte resultado do aprendizado obtido durante os processos de certificações nacional e internacional que a estrutura hospitalar já possui Apesar de ainda não termos na UCG, as práticas assistenciais já estão implantadas”.
Com a decisão, o HMD passa a sustentar os selos da JCI (focando na manutenção do Nível 3 e iniciando a acreditação da UCG), do Planetree (conquistado em 2017, tendo sido o 2º hospital da América Latina e o 1º do sul do Brasil a ser reconhecido com base nos princípios de atendimento centralizado no paciente) e o Selo de Ouro de Acreditação Faculdade Americana de Radiologia (conquistado em 2019, pelo Serviço de Tomografia por Emissão de Potrositrons – PET-CT).