Notícias
Voltar para a listagem21/12/2023
O Hospital Mãe de Deus segue na vanguarda tecnológica em procedimentos e isso fica em evidência mais uma vez: a equipe de Eletrofisiologia do HMD realizou, pela primeira vez, uma crioablação de fibrilação atrial, cirurgia que age através do congelamento celular e beneficia pacientes com arritmias cardíacas.
O Dr. Eduardo Bartholomay, responsável pela equipe de Eletrofisiologia e Arritmias do Mãe, comenta que o procedimento é realizado para o tratamento da fibrilação atrial. “Essa arritmia é causada por gatilhos originados nas veias pulmonares. Dessa forma o ritmo cardíaco fica irregular e a frequência cardíaca pode se elevar ou diminuir gerando sintomas e transtornos ao normal funcionamento cardíaco.”
A crioablação funciona da seguinte forma: diferentemente das aplicações que queimam o coração com radiofrequência, a crioablação congela as células, que se cristalizam e morrem. O congelamento da veia pulmonar é feito em uma aplicação, o que gera uma vantagem: todo tratamento é feito com mais rapidez. “Em termos de benefícios, as técnicas são semelhantes. O grande benefício é justamente essa agilidade do processo”, comenta.
Participaram do procedimento o Dr. Adriano Kocchi, Dra. Karina de Andrade e a Dra. Thais Nicolla, além da colaboração do Dr. Januário de Pedro Mêo Neto, de São Paulo.