Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

21/07/2023

Hospital Mãe de Deus realiza treinamento sobre quimioterapia intra-arterial hepática

Pioneiro e referência nacional no tratamento de quimioterapia intra-arterial hepática, utilizado para combater o câncer metastático no fígado, o HMD segue capacitando sua equipe para realizar esse procedimento com cada vez mais eficiência. Um treinamento, voltado para toda a equipe multidisciplinar, foi preparado e concluído pelo Dr. Eduardo Medronha, integrante do Núcleo de Terapia Intra-Hepática (NUTIH).

Segundo Eduardo, a equipe multidisciplinar desempenha um papel crucial nos processos desse tratamento. “Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e profissionais administrativos estão envolvidos e cada um desses profissionais possui habilidades, conhecimentos, sendo essenciais para promover o sucesso desse procedimento”, diz. Ele ainda reforça que cada caso é único e o tratamento mais adequado deve ser definido pelo médico especialista, que leva em consideração o estágio da doença, o tipo de câncer, as condições de saúde do paciente e outros fatores.

O HMD é uma das poucas instituições do Brasil que realizam a quimioterapia intra-arterial, sendo o Hospital com maior experiência nestes casos. Embora mais eficiente que a terapia endovenosa, o tratamento é indicado para casos específicos. Ele é realizado através de uma punção em uma artéria da virilha, seguido de um cateterismo da artéria do fígado para, posteriormente, infundir o quimioterápico diretamente no tumor, possibilitando doses elevadas da droga no interior do tumor com menos toxicidade e efeitos colaterais sistêmicos no paciente.

O Hospital Mãe de Deus conta com o Centro HPB de Referência no cuidado de fígado, pâncreas e vias biliares é um dos poucos serviços deste tipo no Brasil e com esse porte. A equipe multidisciplinar é o principal diferencial do serviço, pois proporciona um olhar integral sobre casos de câncer e doenças relacionadas a esses órgãos.