Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

10/10/2020

Hospital Mãe de Deus reforça o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Foto: (arquivo) Emmanuel Denaui

Com o tema "Meu Cuidado, Meu Conforto", neste sábado (10) é comemorado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, uma data lembrada pela organização não governamental World Hospice Palliative Care Alliance.

Mais do que uma abordagem com foco na qualidade de vida do paciente, esse conjunto de práticas visa o controle dos sintomas e a redução do sofrimento causado por determinada doença, conforme destaca Dra. Paula Leite Dutra, médica do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus e coordenadora do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital.

"O foco dessa assistência não é a doença do paciente, mas o que ele está sentindo, o que está gerando sua angústia e sofrimento. Não tratamos apenas sintomas físicos, mas tudo que envolve o sofrimento de uma pessoa com uma doença grave", completa a médica que possui pós-graduação na área, realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo.

Segundo Paula, o fato de existir uma data especial reforça a importância da abordagem que “humanizou” ainda mais a profissão, principalmente por reforçar a comunicação entre toda a equipe médica e o paciente.

"Aqui, no Mãe de Deus, funcionamos como um elo de comunicação entre as equipes, sempre fazendo um plano de cuidado conjunto e compartilhado, focando principalmente na preferência do paciente para que possamos entregar o tratamento mais adequado", reforça a médica.

Além do atendimento hospitalar, a equipe possui atendimento ambulatorial.  Dra. Paula Leite Dutra e Dra. Estefânia Mocelin estão à frente da equipe multidisciplinar de Cuidados Paliativos.

Saiba mais sobre a especialidade de Cuidados Paliativos do Hospital Mãe de Deus