Notícias
Voltar para a listagem11/10/2024
No dia 14 de outubro ocorre a cerimônia do prêmio da ONU Nansen, concedido pelo ACNUR, órgão que representa a agência de refugiados das Nações Unidas. E quem está em Genebra, na Suíça, para recebê-lo é a Irmã Scalabriniana Rosita Milesi.
Os caminhos da Irmã Rosita se cruzam com os da AESC. Em 11 de fevereiro de 1964, fez seus votos no Instituto São Carlos, em Caxias do Sul. Além disso, atuou por 12 anos junto com a equipe de irmãs do Hospital Mãe de Deus, desde a fundação da nossa unidade de saúde. Também foi fundadora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), há 25 anos.
Religiosa da Congregação das Irmãs Scalabrinianas, Irmã Rosita cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tem mestrado em Migração e Refúgio na Universidade Pontifícia Comillas, de Madri, na Espanha.
Dedicando sua vida em acolher e ajudar migrantes e refugiados, Irmã Rosita é a segunda brasileira a receber o prêmio da ONU. Antes dela, somente o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns havia sido agraciado com esse reconhecimento.
Em nome da Diretoria, Irmãs, médicos e colaboradores da AESC, parabenizamos a Irmã Rosita por essa conquista ao realizar um trabalho tão árduo e, ao mesmo tempo, tão gratificante.