Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

20/11/2019

LESÃO POR PRESSÃO: CUIDADO QUE DEVE SE TER TODOS OS DIAS

A pele é o maior órgão do corpo humano, indispensável à vida. Para evitar lesões neste organismo tão importante, 20 de novembro foi eleito o “Dia de prevenção a lesão por pressão”. As lesões por pressão ocorrem por compressão prolongada das proeminências ósseas em contato com uma superfície rígida. Pessoas com mobilidade reduzida tem maior predisposição a este tipo de lesão, pelo tempo que ficam em uma mesma posição. Uma das sete metas de segurança, a prevenção da lesão por pressão deve ser trabalhada diariamente em nossos pacientes, pois se a pele for tratada adequadamente, o surgimento de lesões pode ser evitado.

O Hospital Mãe de Deus adota medidas específicas para reduzir as lesões por pressão nos pacientes hospitalizados, oferecendo um plano de tratamento adequado e cuidados com a pele. Dentro do Hospital, existe um grupo multidisciplinar que oferece cuidados especializados para prevenção e tratamento de lesões de pele e cuidados com ostomias. Se tiver alguma dúvida, contate o enfermeiro da unidade para que ele solicite orientações ao Time de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele.

Cinco passos para evitar lesões por pressão em nossos pacientes:

1 - Realizar alívio da pressão

Pacientes com mobilidade reduzida serão reposicionados no leito pela equipe de enfermagem e fisioterapia em até 2 horas, ou conforme necessidade, a fim de evitar que uma região específica da pele sofra maior dano por atrito e pressão contínua.

2 - Manter higiene corporal em dia

Manter a pele limpa, seca e hidratada com a loção lanete ajuda a evitar as infecções na pele e o aparecimento de lesões por pressão.

3- Aplicar escala internacional de avaliação de risco e inspeção da pele

Optamos por utilizar a Escala de Braden para todos os pacientes internados no Hospital Mãe de Deus.

4- Aplicar películas transparentes para a proteção das proeminências ósseas

As películas atuam diminuindo o atrito entre a pele com as superfícies de contato (colchão, cadeira, etc).

5- Instalar colchão para alívio de pressão

Existem diversos tipos de colchões com a finalidade de aliviar a pressão nas proeminências ósseas, utilizados em pacientes acamados, desnutridos, com lesões pré-existentes e com rigidez severa de extremidades.