Notícias
Voltar para a listagem22/03/2023
O cardiologista intervencionista do Hospital Mãe de Deus, Dr. Alexandre Quadros, participou do CTO Club Brasil, evento anual que reúne os principais nomes da área do Brasil e de diversos países do mundo. Alexandre foi convidado para ministrar duas aulas, coordenar duas mesas de debate e realizar um caso ao vivo de angioplastia coronariana em oclusões totais crônicas ao lado do médico suíço, Dr. Daniel Weillenman.
Um dos pioneiros no Brasil a realizar este tipo de intervenção, o Dr. Alexandre comenta que o procedimento é desenvolvido no HMD desde 2016. “É um procedimento mais complexo que a angioplastia convencional e é feito em pacientes com uma artéria completamente bloqueada. E, caso essa técnica não fosse possível, vários pacientes teriam que fazer uma cirurgia de ponte de safena”, explica.
A principal indicação é a dor no peito e a presença de isquemia miocárdica, mas vários pacientes referem somente cansaço ou falta de ar aos esforços. O procedimento é realizado pelas artérias do braço e da perna, e consiste na introdução de pequenas “sondas” (cateteres) que vão até o coração, por dentro das quais são introduzidos os dispositivos para reabertura das artérias coronárias e os stents. Segundo o Dr. Quadros, em casos mais complexos o médico precisa introduzir os cateteres pelos dois “lados” do coração, realizando uma técnica de CART reverso, procedimento desenvolvido no Japão e atualmente realizado nos principais centros especializados do mundo.