Notícias
Voltar para a listagem06/12/2023
A busca por conhecimento não pode parar e é com esse objetivo que o Dr. Fábio Krebs, ortopedista e traumatologista do Esporte do Hospital Mãe de Deus, realizou e teve sua dissertação de mestrado aprovada em Ciências da Saúde aplicada ao Esporte e à Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O tema da sua tese foi “Peptídeos de Colágeno Bioativo para Tratamento de Tendinopatias Patelares e de Tendão Calcâneo: Revisão Sistemática”.
O trabalho foca em uma modalidade terapêutica recente: peptídeos de colágeno específico para tendão. O produto já é utilizado em outros país como na Alemanha, mas em 2022 ele foi lançado no Brasil. A tese, então, focou no uso deste produto em tedinopatia (condição que afeta os tendões, que são estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos) do tendão calcâneo e do tendão patelar.
A partir desse recorte, Fábio analisou diversos trabalhos e todos sugerem que esta modalidade terapêutica pode auxiliar no tratamento destas patologias, o que levou o ortopedista à seguinte conclusão: “Embora seja necessário estudos mais amplos e específicos, a suplementação tem um potencial terapêutico promissor para a recuperação de estruturas tendinosas acometidas por tendinopatias.”
A pesquisa, demorada, com muitas etapas, contou sempre com muito apoio do corpo docente, família e demais colegas. “Completo mais um degrau na minha qualificação profissional e pessoal. Sempre gostei de estudar e aprimorar meus conhecimentos. Alcancei um sonho que imaginava ser difícil com muita participação e carinho recebido’, agradece.