Notícias
Voltar para a listagem31/10/2023
A renomada revista científica Lancet Oncology publicou este mês os resultados de um estudo clínico que teve a participação do médico Hematologista e membro do Núcleo de Mieloma e Amiloidose do Hospital Mãe de Deus, Dr. Marcelo Capra. O estudo avaliou o uso de uma terapia inovadora para o tratamento de Mieloma Múltiplo, o Belantamab Mafodotin.
A terapia "inteligente" é composta por duas partes: a primeira, um anticorpo que se liga às células tumorais em um alvo chamado BCMA (Belantamab); a segunda, acoplada ao anticorpo, consiste em uma partícula tóxica (Mafodotin) que age contra as células tumorais com pouco efeito nas células saudáveis. O tratamento está sendo testado em 18 países e 3 centros no Brasil. Ao todo, 325 pacientes receberam o tratamento com Belantamab ou o tratamento comparador, composto pela combinação de Pomalidomida e Dexametasona.
“Os resultados obtidos até o momento são positivos e a droga vem sendo testada também em combinação com outros medicamentos visando potencializar o efeito, tendência no cenário do Mieloma. Diversos medicamentos estão em desenvolvimento nesta área, além dos novos já aprovados recentemente no Brasil, como o Teclistamabe. A pesquisa clínica é uma oportunidade de tratamento para os pacientes, que podem receber tratamentos inovadores ainda não disponíveis ou potencialmente mais eficazes/menos tóxicos. As medicações testadas no cenário da pesquisa levam tempo para estar disponíveis para a população, pois passam por diversas etapas e fases de estudos, costumando demorar alguns anos para sua aprovação e uso corrente”, comenta o Dr Capra.