O Hospital Mãe de Deus foi palco, na última quinta-feira (14/3), da posse da diretoria gestão 2019/2020 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – Capítulo RS. A Sociedade tem como objetivo promover o ensino continuado da cirurgia bariátrica por meio de congressos, seminários, jornadas. Também se propõe a encorajar e apoiar organizações e entidades que possam melhorar ou contribuir para o cuidado dos pacientes obesos mórbidos, cirúrgicos e não cirúrgicos e também mantém o intercâmbio com associações, hospitais e entidades com os mesmos objetivos, adotando programas de educação recomendados pela técnica científica moderna.
Considerada a segunda maior no mundo, devido ao número de associados e ao número de cirurgias, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica conta hoje com mais de mil cirurgiões e também com as co-especialidades associadas- COESAS,que dão suporte nas avaliações pré-operatórias e acompanhamento no pós-operatório, formando as equipes multidisciplinares. O capítulo do Rio Grande do Sul conta com 101 cirurgiões associados, e um dos desafios da nova diretoria será aumentar este número. “Fazemos quatro eventos anuais em diferentes cidades do Estado com o objetivo de trocar conhecimento e desenvolver toda a parte científica que envolve o estudo da cirurgia bariátrica e metabólica”, comenta o presidente empossado dr. Dr. Jarbas Marinho Branco Cavalheiro.
Após a posse da nova diretoria, dr. Luiz Berti, atual vice-presidente executivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e um de seus fundadores, realizou a palestra “Novas Fronteiras na Cirurgia bariátrica e Metabólica”. “Começamos lá atrás com cirurgia bariátrica, onde o foco era controlar o peso, mas nós vimos que além de controlar o peso, controlávamos a diabete, a pressão alta e uma série de doenças que o paciente tinha. Então, a cirurgia passou de bariátrica para bariátrica e metabólica. Com o passar do tempo, conseguimos provar também que as pessoas que fizeram a cirurgia mudaram completamente suas vidas, pois se sociabilizaram e voltaram a ter uma rotina, passaram a fazer atividade física se tornaram socialmente ativas. A cirurgia traz as pessoas para uma nova maneira de viver, muito mais saudável”, destacou dr. Berti.
O Superintende Executivo do Hospital Mãe de Deus, dr. Fábio Fraga, reforçou a importância do apoio às instituições como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica como uma forma de contribuir com a qualidade e o avanço nos serviços de saúde para a população.
Confira quem são os membros da diretoria empossada:
Jarbas Marinho Branco Cavalheiro Presidente
Carlos Augusto Scussel Madalosso Vice-presidente
Sérgio Ricardo Pioner Secretário
Rafael Jacques Ramos Vice-secretário
Cacio Ricardo Wietzycoski Tesoureiro
Luciano Neto Santos Vice-tesoureiro