Notícias
Voltar para a listagem25/10/2024
O Hospital Mãe de Deus é o primeiro do sul do Brasil a realizar o procedimento com a utilização do dispositivo Pascal, da empresa Edwards Lifesciences, recentemente aprovado pela ANVISA para esses casos. Nele, o aparelho é inserido pela veia femoral da virilha e a correção é feita sem a necessidade de corte, apenas por cateter.
O Mãe é o segundo hospital do país a realizar o procedimento transcateter. O responsável pela iniciativa foi o Dr. Eduardo Saadi, coordenador de Serviço de Cirurgia Cardiovascular do HMD. Além de outros cirurgiões, acompanharam o procedimento quatro especialistas de produto: um dos Estados Unidos, uma da Colômbia e dois de São Paulo, sendo um com foco em imagem e três no dispositivo.
A chegada do dispositivo Pascal no país agrega uma ferramenta poderosa para o tratamento percutâneo da insuficiência mitral: “Isso reforça uma nova alternativa de tratamento para os pacientes e coloca o nosso grupo de tratamento de cardiopatias estruturais e de medicina cardiovascular na vanguarda no Brasil e na América do Sul. É a filosofia do serviço sempre incorporar inovações e avanços tecnológicos na área, então este procedimento está dentro desse contexto” pontua o Dr. Eduardo.
A cirurgia foi realizada de forma rápida e obteve excelente resultado. O paciente teve uma redução de insuficiência mitral grave para a eliminação praticamente completa da patologia.