Notícias
Voltar para a listagem31/08/2021
No Hospital Mae de Deus, 95% dos pacientes recebe sua primeira avaliação nutricional nas primeiras 24 horas de internação, o que garante um cuidado personalizado e específico de acordo com a patologia e o estado nutricional em que se encontra.
Atualmente, o Hospital Mãe de Deus conta com nutricionistas especialistas nas mais diversas áreas, e cada uma com atividades específicas para garantir a recuperação dos pacientes.
Na Oncologia, o nutricionista tem papel fundamental durante todo tratamento do paciente, seja pré e pós-cirúrgico ou no período de quimioterapia e radioterapia, garantindo a manutenção do estado nutricional do início ao fim dos procedimentos. São utilizando suplementos alimentares e imunomoduladores, respeitando as vontades e aversões desses pacientes seguindo uma nutrição individualizada.
Pacientes da cardiologia, neurologia e traumatologia também contam com serviço da nutrição clínica durante toda internação até a alta hospitalar, com orientações alimentares inclusive para a recuperação em domicílio.
No Centro de Tratamento Intensivo (CTI) adulto, todos os pacientes são avaliados diariamente, com uma equipe formada por especialistas em terapia nutricional em paciente crítico. Os nutricionistas do HMD garantem o estado nutricional nas mais diversas situações, principalmente dos pacientes que estão em estado crítico.
No Centro de Tratamento Intensivo (CTI) neonatal, o nutricionista garante, através da avaliação nutricional dos bebês, um acompanhamento minucioso de ganho de peso, evolução no tratamento e garantia do estado nutricional do bebê. Na maternidade, o papel é acompanhar a gestante e/ou lactante, desde a internação até a alta hospitalar, oferecendo avaliação nutricional e demais orientações para aleitamento materno.
Além dessas áreas, no Hospital Mãe de Deus, a equipe da Nutrição Clínica está engajada nas mais diversas esferas, como por exemplo: pacientes em cuidados paliativos, hemodiálise, ambulatórios de cirurgia bariátrica, longevidade e pós-Covid. É, também, responsável pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do hospital, onde coordena uma equipe multidisciplinar que garante a nutrição adequada além de todos os processos que envolvem uso de Nutrição Enteral (via sonda) e Nutrição Parenteral (endovenosa).
Sobre a Nutrição no Hospital Mãe de Deus
A equipe de Nutrição Clínica está sob supervisão de Caroline Schardong Boligon, Nutricionista Especialista em Oncologia, Especialista Clínica e Terapêutica Nutricional, e Mestre em Gastroenterologia e Hepatologia, apresenta, semanalmente, indicadores que apontam a qualidade do serviço prestado aos pacientes, em que mais de 95% dos pacientes são avaliados em 24 horas e, em média, respondem com 93% de adequação de terapia nutricional enteral. Ou seja, recebem adequadamente o que foi prescrito pelo profissional nutricionista (calorias, proteínas, vitaminas e minerais) através da alimentação por sonda.
De acordo com a supervisora, estes indicadores são motivos de orgulho para a instituição, pois não são uma realidade encontrada em muitas instituições, bem como a terapia nutricional individualizada. “Hoje temos um indicador semanal de uso de terapia específica para pacientes que apresentam risco de lesão por pressão, temos uma matriz de qualidade consistente que busca garantir cada vez mais a assertividade de nossos processos e estamos em constante atualização e estamos sempre em busca de melhorias”, afirma Caroline.
Através de uma nutrição hospitalar adequada, individualizada e com práticas pautadas nas particularidades de cada pacientes, é possível garantir que o estado nutricional não seja prejudicado e que a alta aconteça sem intercorrências, possibilitando a manutenção e recuperação máxima de atividades diárias do paciente.