Notícias
Voltar para a listagem14/10/2021
“Aguenta Firme”, de Alice Comassetto, será lançado nesta sexta-feira (15), com sessão de autógrafos na instituição
Depois de dois episódios de câncer nas mamas, Alice Comassetto, paciente do Hospital Mãe de Deus (HMD), descobriu que estava grávida, ainda que seu histórico médico apontasse que ela tinha poucas chances de ser mãe. Na 26ª semana de gestação, descobriu uma metástase no cérebro. Operou com sucesso, e a gravidez pôde seguir até a 37ª semana. Com o filho Miguel já nascido e com oito meses, Alice descobriu outro tumor cerebral.
Durante essa história cheia de dores e alegrias, a produtora musical criou uma espécie de mantra: “Aguenta firme, Alice!”. Pois a frase que começou como seu lema de vida virou um perfil no Instagram, no qual divide sua trajetória e tratamento com outras mulheres, e, agora, concretiza-se em forma de livro. “Aguenta Firme” tem lançamento e sessão de autógrafos marcado para esta sexta-feira (15), às 11h, no subsolo do HMD, parceiro na jornada de Alice por mais de uma década.
“É emocionante para mim poder estar realizando esse feito. Foram tantos desafios e é um projeto tão antigo. Todas as dores, as dificuldades e os desafios que tive de enfrentar nesses 13 anos como paciente oncológica, cada vez foram me tornando mais resiliente, mais paciente. Eu acredito que são virtudes”, conta Alice.
A autora de “Aguenta Firme” revela ainda que começou a escrever o livro no primeiro diagnóstico, em 2009. Com a morte de uma irmã, por câncer de mama, o projeto adormeceu por um período. No segundo diagnóstico, Alice começou a compartilhar suas experiências em um perfil do Instagram. Percebeu que as pessoas interagiam, se comoviam, se reconheciam, e a ideia do livro renasceu. Com a segunda metástase e mais tratamento, o processo de escrita se tornou ainda mais difícil.
Mas com muita resignação, Alice concluiu seu sonho. O livro é um chamado de esperança e de cuidado consigo mesmo, além de um alerta para a prevenção. Para aqueles que estão passando por algo parecido, aconselha:
“Procure manter a calma, trabalhar a fé, a espiritualidade, a confiança, procure ouvir mais de uma opinião médica, uma equipe em que tu confies, que tu possas entregar tua saúde a ela e cumprir o que for determinado por ela. Esteja ativa, saiba em que etapa do tratamento está. E lembre-se: tudo passa. A gente vai lá no fundo, se assusta, e tem toda a condição de voltar melhor, fazendo da experiência uma oportunidade de crescimento.”
O lançamento do livro de Alice ocorre no mês conhecido mundialmente como um período para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Foi também no Outubro Rosa que o Hospital Mãe de Deus apresentou ao público seu Núcleo Integrado de Mama, do Centro Integrado de Oncologia da instituição.
O atendimento em mastologia é um dos fortes do HMD e o Núcleo é a consolidação do projeto de uma área de equipe multidisciplinar, que busca agilidade nos diagnósticos.
Agende sua consulta e exame no Pronto Mama, ou em uma das diversas especialidades do Hospital Mãe de Deus através do nosso site. Clique aqui para saber mais.