Notícias
Voltar para a listagem20/03/2024
No dia 13/03, o Dr. Felipe Soares Torres, radiologista cardiotorácico do Joint Department Medical Imaging e professor assistente na Universidade de Toronto, ministrou uma aula aos residentes e radiologistas do HMD.
A aula, intitulada “The Heart in the Non-ECG-gated Chest CT” (O Coração na TC de Tórax sem Sincronização Eletrocardiográfica), abordou a avaliação do coração em estudos de tomografia de tórax. A sincronização eletrocardiográfica é utilizada na tomografia cardíaca para melhorar a qualidade do estudo, reduzindo os efeitos do movimento cardíaco na qualidade da imagem. Os exames de tomografia de tórax não utilizam a sincronização eletrocardiografia, o que geralmente reduz a resolução da imagem do coração devido ao movimento cardíaco. Entretanto, com a evolução tecnológica dos equipamentos de tomografia, principalmente na última década, a qualidade da imagem melhorou significativamente a ponto de ser possível (e recomendado) avaliar o coração rotineiramente nos exames de TC de Tórax.
A aula ministrada pelo Dr. Felipe no HMD, abordou três pontos principais: presença e quantificação de calcificações coronarianas, diagnóstico de aumento das câmaras cardíacas (átrios e ventrículos) e algumas outras alterações do músculo cardíaco na tomografia de tórax convencional.
O objetivo da apresentação foi educar os residentes em radiologia e radiologistas em geral - que não tiveram o treinamento específico sobre coração na tomografia de tórax - acerca da necessidade de avaliação do coração em todas as tomografias de tórax feitas, seguindo a recomendação de diretrizes internacionais que indicam essa avaliação em tomografias de tórax convencional, sem sincronização eletrocardiográfica.