Notícias
Voltar para a listagem09/03/2023
“Discutir em grupo para tomar uma decisão melhor tendo em vista o nosso paciente”. É com essa frase em mente que o Tumor Board da Mastologia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus se reúne, de forma hibrida, todas as terças-feiras pela manhã. Uma equipe multidisciplinar, composta por mastologistas, oncologistas clínicos, radio oncologistas, patologistas, médicos geneticistas, enfermeiras, enfermeira navegadora e outros profissionais, discute todos os casos de pacientes com câncer de mama.
Conforme o coordenador do serviço de mastologia do HMD e do Tumor Board, Dr. Leônidas Machado, mesmo com médicos altamente capacitados no quadro, a discussão em grupo melhora a decisão para o paciente. “Com a ajuda do debate e de diferentes visões, é possível enxergar de diferentes formas um caso e trazer um tratamento personalizado para os pacientes desta doença, que tem grande incidência na população feminina”, afirma.
Jornada do paciente com câncer de mama é debatida em encontro
A Jornada do Paciente com câncer de mama no HMD é um tema importante e caro para a Instituição e com isso em vista, um projeto de mapeamento desta jornada está em curso. Nesta quarta-feira (08/03), no Dia Internacional da Mulher, a primeira parte deste projeto foi apresentado pela empresa de consultoria Deloitte. Seu objetivo é aprofundar o entendimento sobre as etapas do cuidado assistencial e da experiência do paciente no Mãe.
Durante a apresentação, pode ser visto que o HMD age com rapidez e competência, mas com espaço para melhorar, conforme explica o Dr. Leônidas Machado. “Ficou claro que a Jornada do Paciente é feita com excelência, mas que todo serviço de excelência precisa pensar em sempre melhorar e é isso que fazemos”, diz. A próxima etapa do projeto, vital para o êxito deste plano conforme explicou o Diretor Geral do HMD, Dr. Rafael Cremonese, é ouvir os pacientes e pegar suas perspectivas acerca do atendimento prestado.