Mastologia
Perguntas Frequentes
O que causa o câncer de mama?
Ainda não existe um conhecimento pleno de todas as causas do câncer de mama. Por isso, a principal estratégia de tratamento desta doença visa à sua erradicação cirúrgica na fase inicial de seu desenvolvimento. Alguns fatores de risco estão envolvidos com a maior probabilidade do desenvolvimento desse tipo de câncer, por exemplo: genética, idade acima de 40 anos, gravidez tardia, primeira menstruação precoce, menopausa tardia, antecedente pessoal de câncer, antecedentes familiares de primeiro e segundo graus (avó, mãe, tia irmã e filha) de câncer de mama, dentre outros.
Como se detecta o câncer de mama?
O melhor método para se diagnosticar precocemente o câncer de mama é o exame mamográfico. Por meio dele, pode-se identificar a doença antes mesmo dela se tornar um nódulo. A mamografia é um exame indicado principalmente para as mulheres acima de 35 anos, pois nas mulheres muito jovens a imagem mamográfica não apresenta boa definição. Nesses casos, para o diagnóstico, o mastologista pode solicitar outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
O câncer de mama tem cura?
Sim. As chances de cura do câncer de mama podem chegar a 95% dos casos detectados na fase inicial. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores serão os resultados.
Qual é a idade em que a mulher deve fazer o exame de mamografia?
A primeira mamografia deve ser realizada entre 35 e 40 anos. Após os 40 anos, deve ser realizada anualmente nas mulheres que não apresentam fatores de risco ou sintomas. As que estiverem dentro de grupo de risco ou com histórico familiar devem ter o exame indicado pelo médico.