Exames disponíveis
Urodinâmica
A avaliação urodinâmica ou estudo urodinâmico realiza uma análise do funcionamento do trato urinário inferior (bexiga, uretra e esfíncteres), tanto na fase de armazenamento de urina (enchimento da bexiga), quanto no esvaziamento (micção propriamente dita).
O procedimento busca diagnosticar e esclarecer as causas dos sintomas miccionais, para orientar na definição do tratamento destes problemas. Por isso, é indicado na investigação de várias anormalidades de funcionamento do trato urinário inferior, chamadas de disfunções miccionais.
Serviço de Urodinâmica do Hospital Mãe de Deus
Liderança Médica: Dr. Alvaro Villanustre Gougeon
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 180h
Localização: Rua Costa, 30 – Subsolo
Indicações:
- Incontinência urinária feminina e masculina
- Sintomas da micção, como urgência miccional, frequência aumentada, acordar à noite para urinar, jato fraco, dificuldade para urinar, entre outros.
- Homens com obstrução de esvaziamento da bexiga por aumento da próstata
- Prolapsos genitais na mulher
- Disfunções da micção por doenças neurológicas (bexiga neurogênica).
Com duração aproximada de 45 a 60 minutos, possui três etapas principais: Fluxometria, Cistometria e Estudo Fluxo x Pressão.
- Fluxometria: momento em que será avaliado o fluxo urinário. Para isso, é necessário que o paciente chegue para o exame com vontade de urinar.
- Cistometria: Nessa fase, será utilizada uma sonda de fino calibre através da uretra para realizar o enchimento lento da bexiga com soro fisiológico e analisar os vários aspectos do funcionamento do trato urinário inferior na fase de armazenamento.
O uso da sonda não é doloroso, já que ela é lubrificada com gel anestésico. O procedimento é rápido e provoca apenas leve desconforto.
- Estudo Fluxo x Pressão: Após a conclusão do enchimento da bexiga, o paciente urina novamente. Nessa etapa, o fluxo urinário é analisado em conjunto com a medida da pressão no interior da bexiga.
Preparo:
- A bexiga deve estar confortavelmente cheia no momento do exame, mas não de forma exagerada.
- Pessoas com dificuldade para reter urina (incontinência severa), podem chegar 30 minutos antes e tomar água na sala de espera. Pacientes utilizando sonda vesical podem desconsiderar esta indicação.
- Não é necessário jejum.
Pós-exame:
- Após o procedimento, é comum sentir ardência leve ao urinar, que geralmente desaparece nas primeiras 24 horas.
- Recomenda-se a ingestão de muito líquido imediatamente após o exame.
- Caso ocorra persistência e piora da ardência após este período ou o surgimento de febre, entre em contato imediatamente com seu médico assistente.
- Não é necessário repouso.