Notícias
Voltar para a listagem17/05/2023
As cirurgias da coluna vertebral vêm passando por um aperfeiçoamento ao longo das últimas décadas. Novas tecnologias usadas nesse tipo de procedimento buscam garantir cirurgias minimamente invasivas, além de obter melhores resultados e um retorno mais rápido ao trabalho e às atividades da vida diária com pouca dor. Uma dessas tecnologias é a neuronavegação, e o Hospital Mãe de Deus conta com um aparelho de última geração, da marca alemã Brain Lab, que traz capacidade de navegação com precisão durante o procedimento cirúrgico.
A Neuronavegação é um sofisticado sistema de localização, como um GPS utilizado nos automóveis ou nos aplicativos de mobilidade como Waze ou Google Maps. Através de um software, associado a tecnologias de envio de dados, o computador identifica, por uma tomografia inserida no sistema, onde está o instrumental cirúrgico instantaneamente.
Em procedimentos da coluna vertebral, esta tecnologia ajuda a determinar margens de segurança para cirurgias de tumores, respeitando margens de nervos e grandes vasos. Também auxilia em colocação de materiais de prótese, como parafusos permanentes, para reduzir riscos de mal posicionamento. Em cirurgias complexas, como deformidades da coluna ou transições (crânio cervical, cervicotorácica ou torácica) o risco de mal posicionamento de implantes tem uma alta redução.
Para o neurocirurgião do HMD, Dr. Tobias Ludwig, a neuronavegação traz segurança ao paciente. “O aumento da segurança ao paciente e datranquilidade do cirurgião ao agregar esta nova tecnologia nos processos só traz benefícios e já faz parte da rotina de nossas cirurgias no Hospital Mãe de Deus”, afirma.