Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

08/07/2021

Cuidados com a saúde da pele

Dra. Sabrina de Stefani, pós-graduada em oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein (SP), e Dra. Carla Bochi, titular especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e membro Grupo Brasileiro de Melanoma

Você já fez seu exame para rastreamento de câncer de pele esse ano? Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a população brasileira possui um risco estimado de mais 80 casos para cada 100 mil habitantes em relação a novos casos da doença. E quando falamos de melanoma, um tipo mais agressivo, a região sul do país é uma das de maior incidência.

Sabe-se que o exame cuidadoso da pele deve fazer parte dos exames de rotina para permitir a detecção precoce do câncer de pele. Além disso, o autoexame é importante para que o paciente conheça a própria pele e encontre qualquer alteração suspeita o quanto antes.

A realização deve ser feita em frente a um espelho em um local bem iluminado. É importante que o indivíduo conheça o seu padrão de pintas, manchas, sardas e outras marcas na pele, pois, caso surjam alterações suspeitas, elas serão detectadas mais rapidamente.

Ao identificar uma pinta nova, um sinal que alterou sua coloração, uma pinta com coceira ou qualquer atipia, a melhor conduta é procurar um profissional especializado.

O ambulatório de Oncodermato do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus oferece uma estrutura que contempla, de forma multidisciplinar, a prevenção e o tratamento dos mais diversos tumores de pele.

Agende sua consulta pelo Agendamento Online, pela Central de Atendimento (3230-6000) ou pelo WhatsApp (3230-6001).